;

Especiais

STF veda leis municipais de SC e MT que proibiam uso da linguagem neutra

Fonte: Migalhas Foto: Freepik

O STF manteve decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu leis dos municípios de Navegantes/SC e Rondonópolis/MT que proibiam o uso de linguagem neutra em seus territórios.  

Em sessão virtual encerrada em 6/8, a Corte seguiu liminar do relator que entendeu que cabe privativamente à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

As ações contra as normas foram ajuizadas pela Aliança Nacional LGBTI+ e a Abrafh  - Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas.

Em junho, ao conceder a liminar, o relator do caso, Flávio Dino, ressaltou que a Constituição Federal prevê que compete privativamente à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

"Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, compete à União, em colaboração dos os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, estabelecer os princípios norteadores da educação nacional que integram a base curricular comum."

O ministro também destacou que, ao analisar ações similares, o STF declarou a inconstitucionalidade de leis estaduais e municipais sobre o ensino da linguagem neutra pelo mesmo motivo.

Processos: ADPFs 1.159 e 1.163

Leia a decisão.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.