;

Especiais

Amar o próximo como a ti mesmo: explicação do mandamento

Fonte: Bibliaon  Foto: Canção Nova


Amar o próximo como a ti mesmo é um mandamento essencial, ele é mencionado tanto no Novo Testamento como no Antigo Testamento.

O mandamento “amar o próximo como a ti mesmo” significa que devemos tratar os outros com o mesmo cuidado, respeito e compaixão que temos por nós próprios.

No Novo Testamento, no livro de Mateus, Jesus foi questionado sobre qual era o maior mandamento da Lei. Cristo respondeu reunindo toda a Lei em dois mandamentos principais: o primeiro mandamento é amar a Deus acima de tudo, e o segundo mandamento é amar o próximo como a nós mesmos.

"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
- Mateus 22:36-40

Também encontramos este princípio no Antigo Testamento, em Levítico 19:18, quando o Senhor diz a Moisés a respeito do amor ao próximo:

"Não procurem vingança nem guar­dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
- Levítico 19:18

Ambas passagens enfatizam a necessidade de tratarmos o próximo com justiça e compaixão, não apenas num círculo fechado, mas em relação a todas as pessoas que estão a nossa volta.

Amar o próximo é uma instrução profunda e simples, que reflete o amor incondicional de Deus. Significa tratar os outros com amor e respeito, deixando de lado nossos próprios interesses.

Amar o próximo como a ti mesmo é a essência do amor de Cristo. É um convite para sermos menos egoístas e mais empáticos em nossas relações com as pessoas, seguindo o exemplo de Jesus.

Quando obedecemos este mandamento, mostramos o amor de Deus em nossas vidas e podemos ajudar a transformar um mundo através do bom testemunho da nossa fé.

Como amar o próximo segundo a Bíblia

Amar o próximo como a si mesmo não é uma opção, mas uma responsabilidade que devemos cumprir. Existem várias maneiras de desenvolver esse amor ao próximo, e aqui estão três pontos que podem te auxiliar:

  1. Praticando a empatia: Coloque-se no lugar do outro, tente compreender seus sentimentos e necessidades. Escute atentamente sem julgamentos e mostre genuíno interesse em entender a perspectiva do próximo.

  2. Oferecendo ajuda: Esteja disposto em ajudar as pessoas. Seja um ombro amigo, sempre que possível, auxilie o próximo com ações concretas para aliviar suas dificuldades.

  3. Demonstrando compaixão: Pratique atos de bondade diariamente. Pequenos gestos como sorrir, cumprimentar, ouvir e agradecer podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas.

Amar o próximo de forma prática envolve cultivar compaixão, respeito e empatia em nossas ações diárias. Como está escrito em 1 João 4:21 "quem ama a Deus, ame também seu irmão", por isso, quando amarmos o próximo, estamos amando a Deus através da obediência a Sua palavra.

Pratique esses mandamentos, ame a Deus e ame o próximo como a ti mesmo!

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.