;

Especiais

Sancionada lei que proíbe uso de narguilés e cigarros eletrônicos em locais públicos de Alto Taquari

ALTO TAQUARI 

Foto: Ethan Parsa por Pixabay 


A Lei nº1306/2022 que proíbe o uso de narguilés e cigarros eletrônicos em locais públicos abertos e fechados de Alto Taquari, aprovada na Câmara de Vereadores foi sancionada e publicada no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios - Mato Grosso desta segunda-feira (18). A multa para quem não cumprir a determinação pode chegar a R$ 500. A proibição não abrange ambientes apropriados para o uso, como tabacarias.

A lei entende por locais públicos praças, áreas de lazer, ginásios e espaços esportivos, escolas, bibliotecas, espaços de exposições, e qualquer espaço onde houver concentração e aglomeração de pessoas.

A lei diz ainda que a criança ou adolescente que for flagrado em local público fazendo uso do narguilé deverá ser encaminhamento ao Conselho Tutelar.

O descumprimento desta Lei pelos estabelecimentos implica sucessivamente: I. Multa de 10 UFRM (Unidade Fiscal do Município); II. Em caso de reincidência a multa será cobrada em dobro;  III. Cassação do alvará de funcionamento pelo prazo de até 06 meses; IV. fechamento definitivo do estabelecimento.

Ainda de acordo com a Lei, os locais públicos e os estabelecimentos comerciais com espaços de acesso público de que trata a presente Lei deverão afixar, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da data de sua publicação, um anúncio, contendo a seguinte inscrição:

“É PROIBIDO O CONSUMO EM LOCAIS PÚBLICOS, DO CACHIMBO CONHECIDO COMO NARGUILE E DO CIGARRO ELETRÔNICO CONHECIDO COMO VAPER, BEM COMO A VENDA AOS MENORES DE 18 (DEZOITO) ANOS, SUJEITO AO INFRATOR AS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS E CRIMINAIS, NOS TERMOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE - ECA”.




3 comentários:

  1. Anônimo7/18/2022

    Que nível Alto Taquari Chegou em! Eu gosto de ir pra igreja, mas se a pessoa gosta de fumar um Arguile ela nao pode? Proibe entao a venda de bebidas, tambem é prejudicial a saude, proibe o trafego de veículos que nao utilizao biocombustivel para ajudar a conservar a camada de ozonio, agora a pessoa paga seus impostos, trabalha, e n pode ter um momento de lazer se nao ela pode tomar uma multa mais cara do q uma infraçao de transito (praticamente) sera q a pessoa q criou a lei nao tem nenhum hooby?

    Agorinha terere na praça é proibido 😂

    Virou comédia mesmo!

    Mas daqui dois anos tem eleição seus Asnos, ai eles liberam ate prostituta sem roupa na rua

    Mas o ruim é o narguilé e o Vaper

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/18/2022

    Que Comedia 😂😂😂 multa Mais Cara Q Uma Infraçao De Transito!

    Proibe as bebidas alcoolicas tambem uai

    Ja q é pra acabar com qualquer vicio que alguns veem como ilicito!

    😂😂😂 que piada

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/18/2022

    Espero que preocupem mais com outros tipos de crime mais graves do que uma pessoa fumando cigarro eletrônico ou narguilé
    A pessoa sabe que faz mal, quer fuma vida que segue, se for um jovem menor de idade , concordo com a lei usando cigarro eletrônico, agora ser proibido cigarro eletrônico, usar droga e crime e até hoje existe cidade chamada de “ Cracolândia” deviam sancionar leis mais coerente com Alto Taquari

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.