;

Especiais

Crianças em creche aprendem brincando o cuidado com horta

MATO GROSSO

Fonte: G1MT  Foto: Reprodução


Em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, os alunos da escola CME Luiz Simões Matias aprendem brincando o cuidado com a horta. O cultivo é uma parceria com o projeto Bem Viver, que estimula práticas sustentáveis.

O sonho de construir uma horta era antigo, a escola não tinha espaço suficiente, mas faltava um espaço para implantar o projeto.

Com o espaço, os alunos passaram a plantar as verduras e legumes que são consumidos na escolinha.


A coordenadora pedagógica da escola, Regina Rodrigues da Silva, lembra que as crianças, em geral, têm resistência em comer legumes, verduras e frutas.

Segundo ela, com os cuidados da horta, os alunos passam a saber de onde vem os alimentos e acabam quebrando a resistência.

Os alunos participam do plantio, rega, limpeza da plantação, colheita do alimento e ainda ajudam no preparo.

Também no local, as crianças aprendem como é feito o processo da compostagem.

A coordenadora destaca que o próximo passo é a ampliação do projeto com a construção de um novo canteiro e a reutilização da água usada pela escola para a rega da horta, fazendo jus ao nome do projeto 'Horta Sustentável'.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.