;

Especiais

Rondonópolis (MT) reabre 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 após 100% de taxa de ocupação

MATO GROSSO

Fonte: G1MT  Foto: Christiano Antonucci


O município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, reabriu 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 após a taxa de ocupação chegar a 100% no município. As novas vagas foram abertas no Hospital de Retaguarda, que é referência em casos do coronavírus na cidade.

Os novos leitos estavam sendo ocupados por pacientes com outras doenças, mas com o aumento de casos de Covid-19, os vereadores aprovaram um projeto de lei que determina a reabertura de vagas exclusivas para pacientes em estado grave com a doença.

Conforme a Prefeitura de Rondonópolis, o município precisou reorganizar o orçamento e transferir as pessoas internadas para outras unidades de saúde, já que os infectados pela Covid-19 devem ser isolados para evitar a transmissão da doença.

A reabertura dos leitos é para evitar que pacientes com quadros graves sejam transferidos para o município de Primavera do Leste, já que em Rondonópolis não havia leito de UTI exclusivo para pacientes com Covid-19.

O hospital de retaguarda também voltou a fazer atendimentos exclusivos para pacientes com sintomas gripais, como o teste de Covid para pessoas que estejam com sintomas há, pelo menos, três dias.

Leitos ocupados

O município possui todos os leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Conforme a Prefeitura, a cidade possui 10 leitos excluivos para o tratamento da doença e todos estão lotados.

No entanto, a Prefeitura do município protocolou um pedido de ajuda, nessa terça-feira (12), na Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para a abertura de novos leitos exclusivos.

Os 10 leitos de UTI são mantidos com recursos próprios para atender apenas moradores da cidade. Segundo a prefeitura, é preciso ampliar a rede para atender a demanda.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.