;

Especiais

Liberdade de imprensa: ranking coloca o Brasil na posição 110 entre 180 paíse

MUNDO 

Fonte: G1 Foto: Bullit Marquez/AP





A vigésima edição do levantamento da Organização Repórteres Sem Fronteiras destacou o que chamou de dupla polarização no mundo - tanto dentro de países quanto entre países. O Jornal Hoje mostrou como está o ranking de liberdade de imprensa.

Segundo o relatório, a invasão da Rússia à Ucrânia revela esse fenômeno de forma emblemática com a guerra de propaganda. O país russo, inclusive, está entre os países na lista vermelha, onde a situação é considerada muito grave.

Nunca tantos países entraram nessa classificação. Outros exemplos com forte repressão são Belarus, China e Mianmar.

O relatório destacou ainda o crescimento do discurso anti-imprensa e citou especificamente o Brasil, com ataques cada vez mais visíveis e virulentos, que - entre outras coisas - incentivam assédio on-line e campanhas de difamação e intimidação – especialmente contra mulheres.

A ONG ressaltou que a relação entre a imprensa e o governo se deteriorou muito desde a posse do presidente Jair Bolsonaro. O Brasil subiu apenas um lugar do ano passado pra cá e está na posição 110 de um total de 180 países.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.