;

Especiais

Levantamento do TCE aponta 32 obras públicas atrasadas em Alto Taquari

MATO GROSSO

Fonte: G1MT  Foto:Mayke Toscano/Secom-MT



Um total de 2.336 obras públicas estão atrasadas em Mato Grosso, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura do Tribunal de Contas (TCE). Quase a metade delas ( 46,32%) estão concentradas em 20 dos 141 municípios do estado, entre eles Alto Taquari com 32.

Obras de infraestrutura e transporte, saúde e educação são as mais atrasadas, nos últimos 10 anos.

A cidade com maior volume de obras atrasadas e paralisadas é Várzea Grande. O segundo maior município de Mato Grosso está com 122 obras atrasadas e paralisadas, seguido de Cuiabá, 86; Sinop, 54; Paranatinga, 53; Alto Araguaia, 52; Rondonópolis, 51; Barra do Bugres, 49; Barra do Garças, 49; Pedra Preta, 48; Alto Paraguai, 41; Jaciara, 39; Primavera do Leste, 37; Canarana, 36; Lucas do Rio Verde, 35; Guarantã do Norte, 34; Cáceres, 34; Alta Floresta, 33; Alto Taquari, 32 e Matupá, 31, além de 34 estaduais, de responsabilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra).

O relatório ainda sugere aos gestores a criação de um Comitê Estadual, denominação sugestiva de “Destrava MT”. O relatório foi ata de sessão em dezembro de 2021 no Tribunal de Contas.

Parte do documento diz que o atraso dessas obras é um desrespeito, já que inicia-se outras obras novas sem terminar as paradas.

“Os resultados expostos pela equipe técnica evidenciam o desrespeito à ordem de precedência estabelecido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e a necessidade de priorização dos projetos em andamento para a conclusão antes do início de novos (projetos)”, descreve documento publicado em dezembro.

Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCE-MT e gerenciado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Infraestrutura, o módulo utiliza informações do banco de dados do Sistema Geo Obras do Tribunal, que são declaratórias e cadastradas pelas próprias unidades gestoras responsáveis pelo empreendimento, nas diversas fases do processo, quais sejam planejamento, licitação, contrato e execução da obra.

A reportagem pediu o posicionamento de Várzea Grande e outros municípios citados, mas ainda não recebeu retorno.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.