;

Especiais

Presidente leva menina com Down vítima de bullying de volta para a escola na Macedônia

MUNDO

Fonte: Mamemequer  Foto: Divulvação|Instagram


Uma menina de 11 anos, residente em Gostivar, na Macedónia do Norte, tem sido vítima de bullying na escola que frequenta, por ter trissomia 21. Depois de o presidente do pequeno país ter conhecido a história da pequena Embla Ademi, decidiu levá-la, pessoalmente, à escola.

Stevo Pendarovski, Presidente da jovem república, que foi parte da Jugoslávia, quis mostrar que “a empatia é a nossa obrigação moral”, e acompanhou a menina, vítima de bullying, de mão dada, à entrada da escola.

“Somos todos iguais nesta sociedade. Vim aqui para dar o meu apoio e para sensibilizar acerca de a inclusão ser um princípio básico”, afirmou Stevo Pendarovski. O governante da Macedónia do Norte realçou que os estabelecimentos escolares têm uma responsabilidade social para com as pessoas com deficiência, especialmente para com as crianças.

O chefe de Estado transmitiu, à comunidade escolar, uma mensagem de inclusão e aceitação, tendo também conversado com os pais de Embla Ademi sobre os vários desafios e obstáculos que a família enfrenta do dia-a-dia, como bullying e discriminação.

“O preconceito não deve ser um obstáculo para a construção de uma sociedade igualitária e justa para todos”, reiterou Pendarovski, que demonstrou o seu apoio à família face à luta pela proteção dos direitos das crianças com desenvolvimento atípico, ao defender a reação rápida do Provedor da Justiça, assim como a abertura de um processo por parte da Comissão para a Prevenção e Proteção contra a Discriminação.

O termo inglês bullying designa todo o comportamento agressivo, intencional, indesejado e repetitivo entre crianças em idade escolar, envolvendo um desequilíbrio de poder real ou percecionado. Existem inúmeros sinais que indicam que uma criança ou jovem é vítima deste tipo de comportamento.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.