;

Especiais

Casos de dengue diminuem 41% em 2021, mas risco ainda é considerado alto em MT

MATO GROSSO

Fonte: G1MT  Foto: Reprodução TVCA


Os casos de dengue em Mato Grosso tiveram uma queda de 41% em 2021 se comparado com 2020. Mesmo com a diminuição, o risco ainda é considerado alto, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

No ano passado foram registrados 26.903 casos de dengue no estado e, em 2020, foram 45.942, conforme o boletim epidemiológico da SES. Além disso, o número de mortes diminuiu pela metade em comparação à 2020.

Em 2021, houve nove mortes pela dengue e, em 2020, foram 18.

O boletim aponta que Sorriso (MT) é o município que registrou o maior número de casos de dengue no ano passado. A cidade possui 90.313 habitantes e teve 4.726 casos do vírus.

Em contrapartida, o município que teve o menor número de casos foi Serra Nova Dourada com 6 confirmações. O município possui 1.650 habitantes.

Zika e chikungunya

O boletim também traz dados sobre os casos de zika e chikungunya. Em relação a essas duas doenças o risco é considerado baixo e os casos também tiveram queda.

Foram confirmados 338 casos de zika vírus, em 2021 e 799 casos, em 2020. Houve uma queda de pouco mais de 57%. Em relação as mortes, foi registrado um óbito por zika em todo o estado. A morte foi no município de Juara, a 690 km de Cuiabá.

Já os casos de chikungunya tiveram uma diminuição de 54%. No ano passado foram registrados 362 casos e em 2020, foram confirmados 803. Não houve nenhuma morte pela doença em Mato Grosso, no ano passado.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.