;

Especiais

Geral| Casos de abandono de incapaz crescem 17% em MT


G1MT. Foto: Internet 

O crime de abandono de crianças e adolescentes cresceu 17% em Mato Grosso entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Polícia Civil. Em grande parte dos casos, os menores de idade são criados somente pela mãe e são deixadas sozinhas em situação de risco.


Abandonar uma pessoa que está sob seus cuidados e que não consegue se defender sozinha é crime previsto no Código Penal Brasileiro e pode levar à prisão por 6 meses a 3 anos.

"O crime de abandono de incapaz é um delito próprio que tem que ser cometido por uma pessoa com vínculo especial com a vítima, que tenha uma relação de guarda, de autoridade, de vigilância ou de cuidado com a vítima e consiste na conduta de abandonar a criança, o adolescente ou o incapaz e deixá-lo ao desamparo, expondo-o a situação de risco", disse a delegada Mariell Antonine Dias Viana.


Um caso recente de abandono de incapaz ocorreu em uma rua do bairro Vila Operária, em Várzea Grande. Quatro crianças em situação de abandono foram resgatadas, as duas menores andando sozinha pelas ruas.

Outro caso que chamou a atenção aconteceu no bairro Altos da Serra, em Cuiabá, em julho. Uma criança de 2 anos que estava sozinha em casa precisou se esconder em uma geladeira para fugir do fogo que tomou o imóvel. A mãe disse que tinha ido a uma festa.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.