;

Especiais

Mato Grosso| Tribunal de Contas apura 329 suspeitas de 'fura-fila' na vacinação contra a Covid-19 no Estado

 
G1MT.Foto: Divulgação/Condemat

O Tribunal de Contas Estadual (TCE) identificou 329 casos suspeitos de pessoas que furaram na campanha de vacinação contra a Covid-19 em 57 municípios de Mato Grosso. Os dados foram constatados por meio de cruzamento de dados referentes à vacinação. O TCE notificou as prefeituras para esclarecimentos.

O acompanhamento foi feito para avaliar as ações de vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso, com foco nos grupos prioritários previstos nos planos nacional e estadual de imunização.

Segundo a Secretaria de Controle Externo (Secex) de Administração Estadual do TCE, a base de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações referente aos vacinados entre 18 de janeiro e 15 de março apresentou 169.038 registros.

Deste total, a equipe técnica analisou 39.834 registros referentes aos grupos de pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas. Também foram avaliados os dados dos vacinados cujo grupo prioritário não foi informado no sistema.

O levantamento aponta que 99,17% dos casos estão com situação regular, 0,3% estão pendente de confirmação referente ao vínculo com instituição de idosos, pendente de confirmação referente ao vínculo com instituição de saúde e 0,53% estão em situação irregular.

De acordo com a informação técnica elaborada pela secretaria, os registros pendentes de confirmação referente ao vínculo com instituição de idosos se devem ao fato de que a idade constante na base de dados era inferior a 60 anos, contrariando a recomendação do Plano Nacional de Operacionalização.

Já os registros pendentes de confirmação relativos às instituições de saúde dizem respeito ao fato de o vínculo do profissional registrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ter sido finalizado antes de julho de 2020 ou ter se iniciado em fevereiro de 2021, podendo se tratar de profissional sem atuação presente ou recém-contratado, com possível desvio de finalidade, no sentido de criar vínculo somente para acesso à vacina.

Por fim, os casos identificados como irregulares são referentes a vacinados com idade inferior a 60 anos e sem registro localizado na base de dados do CNES.

Os resultados são preliminares e devem ser interpretados como indícios da ocorrência de desrespeito à ordem de priorização da vacinação (fura-filas).

A conclusão só será possível após a manifestação dos responsáveis pela operacionalização da campanha de vacinação nas entidades fiscalizadas, em especial aquelas no sentido de trazer elementos aptos a comprovar eventual pertencimento do vacinado ao grupo priorizado.

Vacinação

Até essa segunda-feira (30), foram vacinadas 164,8 mil pessoas na 1ª dose da vacina e 62,9 com a 2ª dose. No total, mais de 227 mil doses foram aplicadas em Mato Grosso.

Desde o início da pandemia, foram mais de 300 mil casos de Covid-19 e mais de 7 mil mortes em decorrência da doença.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.