;

Especiais

Eleições 2020| 11 candidatos disputam a vaga para o Senado em Mato Grosso

                        
      

Fonte: Agência Senado

Onze partidos oficializaram junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) o lançamento de candidatos próprios na eleição para uma vaga ao Senado representando o estado. O prazo para a definição das candidaturas acabou no sábado (26).

A eleição será em 15 de novembro, junto com o pleito nacional para prefeitos e vereadores em todas as cidades brasileiras. A eleição se dará devido à cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do mandato da ex-senadora Selma Arruda e de seus dois suplentes por caixa 2 e abuso do poder econômico na campanha de 2018. Senadora mais votada, Selma exerceu o mandato até abril deste ano. Desde então, sua vaga vem sendo ocupada pelo senador Carlos Fávaro (PSD), terceiro candidato mais votado no estado. Como em 2018 a eleição era para duas das três vagas do Senado, o segundo colocado, senador Jayme Campos (DEM), já exerce o mandato desde fevereiro de 2019. 

Fávaro é um dos 11 concorrentes a terminar o mandato, que vai até janeiro de 2027. Inicialmente, a eleição suplementar estava prevista para ocorrer no dia 26 de abril, mas foi adiada devido à pandemia de coronavírus. 

Quem são os 11 candidatos

Confira um pequeno perfil dos 11 candidatos na eleição suplementar para o Senado por Mato Grosso, por ordem alfabética.

Carlos Fávaro (PSD)

Carlos Fávaro é produtor rural, foi vice-governador de Mato Grosso entre 2015 e 2018 e ocupa interinamente a vaga no Senado deixada por Selma Arruda. Tem o apoio de MDB, PP, PTB e PV.   

Coronel Fernanda (Patriota)

Rubia Fernanda Siqueira atua na Polícia Militar de Mato Grosso desde 1996. O partido Republicanos também apoia sua candidatura.

Euclides Ribeiro (Avante)

O candidato é empresário e advogado. Sua coligação tem o apoio de PDT, PSB e PROS. 

Elizeu Nascimento (Democracia Cristã)

O candidato da DC é sargento da PM de Mato Grosso e deputado estadual. Sua chapa também conta com o apoio do PSL.

Feliciano Azuaga (Novo)

Azuaga é economista e professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

José Medeiros (Podemos)

Medeiros é deputado federal, tendo sido senador entre 2015 e 2018. Atuou na Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Nilson Leitão (PSDB)

Leitão foi prefeito de Sinop (2001-2008), deputado estadual (1999-2000) e federal (2011-2019). Sua chapa também conta com o apoio de DEM, PL e PTC. 

Pedro Taques (Solidariedade)

Taques foi senador (2011-2014) e governador do estado (2015-2018). Ex-procurador da República, sua coligação também conta com o apoio do Cidadania. 

Procurador Mauro (PSOL)

Mauro Lara de Barros é procurador da Fazenda Nacional e músico.

Reinaldo Morais (PSC)

Morais é empresário do ramo alimentício. Sua candidatura também conta com o apoio do PRTB. 

Valdir Barranco (PT)

Barranco foi prefeito de Nova Bandeirantes (2005-2009) e é deputado federal desde 2015. Sua candidatura tem o apoio do PC do B.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.