;

Especiais

Educação| 89 municípios de MT não têm data definida para retorno das aulas presenciais, diz CNM

                         

G1/Foto: Ammar Awad/ Reuters

O retorno das aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19 ainda é dúvida para 89 municípios de Mato Grosso que ainda não definiram uma data, conforme levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e divulgada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), nessa quinta-feira (15).

A consulta foi realizada em setembro deste ano e contou com a participação de 108 dos 141 municípios do estado. O objetivo era retratar os desafios das gestões municipais e as ações educacionais realizadas durante a pandemia, assim como as medidas que estão sendo pensadas para a retomada das atividades presenciais e garantia do ano letivo.

Conforme dados da pesquisa, quase todos os prefeitos (98,1%) afirmaram que estão sendo oferecidas atividades pedagógicas não-presenciais aos estudantes, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental.

Do total de cidades que estão adotaram o ensino remoto, 105 (99,1%) têm distribuído materiais impressos, com estratégias diversificadas aliadas a outros tipos de atividades por meio de recursos digitais, como aulas gravadas, plataformas de ensino, televisão, rádio e aplicativos.

O levantamento também revelou que a formação de professores como ação fundamental para o alcance dos objetivos educacionais vem sendo realizada em 73,6% dos municípios entrevistados.

Os planos de contingência, elaborados de forma articulada entre as áreas da Educação e da Saúde para o retorno das aulas presenciais, são pré-requisitos necessários para que as atividades sejam retomadas de forma segura, sem que isso contribua para o aumento dos riscos de disseminação do novo coronavírus.

Em Mato Grosso, 79 municípios afirmaram já possuir um plano de retorno às aulas pronto ou em elaboração, e 76 já estabeleceram um comitê ou colegiado interdisciplinar para definição das ações conjuntas e de articulação no processo de elaboração dos planos.

Financeiro

O aporte financeiro para as ações de caráter excepcional tem sido a principal preocupação dos atuais gestores, que afirmam que o mínimo de 25% dos recursos vinculados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) já está comprometido.

Além dos investimentos em ações emergenciais para continuidade das atividades pedagógicas não-presenciais e da alimentação dos alunos, o orçamento das prefeituras também precisa comportar a adequação e preparação das escolas de acordo com os protocolos sanitários.

Nos municípios pesquisados, apenas para aquisição de EPIs aos alunos, a projeção dos custos é de cerca de R$ 37,1 milhões, somente para as redes municipais, além de os demais custos relacionados à adaptação das escolas para atender aos protocolos para a retomada das aulas.

Estado

A rede estadual também não tem data para o retorno das aulas neste ano, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A pasta lançou uma pesquisa na internet para saber a opinião dos pais dos alunos sobre o retorno das aulas presenciais. O levantamento encerra nesta sexta-feira (16).

O resultado da pesquisa deve orientar a Seduc sobre a retomada das atividades. São 367 mil alunos matriculados em escolas do estado.

O orçamento previsto para a compra de EPIs aos alunos do estado é de R$ 39,4 milhões, de acordo com a CNM.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.