;

Especiais

Clima| Alto Taquari têm alerta para onda de calor e risco de hipertermia

Da Redação com G1 / Foto Reprodução Facebook

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a forte uma onda de calor que atinge Mato Grosso e outros estados da região Centro-Oeste. As temperaturas devem permanecer elevadas até sexta-feira (9).

Segundo o instituto, a temperatura deve ficar nos próximos dias 5 graus acima da média, o que representa risco de morte por hipertermia. Um alerta de umidade muito baixa, oscilando entre 12 e 20%, também foi emitido.

Em Alto Taquari a temperatura deve ficar em 40ºC até sexta-feira. A partir de sábado (10) a previsão é de máxima de 38ºC.

Classificação

De 30% a 20% - estado de atenção: evitar exercícios físicos ente 11 e 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada, evitar locais desprotegidos do sol.

De 20 a 12% - estado de alerta: mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10 às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.

Abaixo de 12% - estado de emergência: mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte, nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10 às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo, entregas dos correios e é recomendado evitar aglomerações.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.