;

Especiais

Onde está na Bíblia: Faça sua parte que eu te ajudarei

Fonte: Bibliaon Foto:Jcomp/Freepik

Frases como "faça sua parte que eu te ajudarei", "esforça-te que eu te ajudarei" e "ajuda-te que o céu te ajudará" são populares no meio cristão. Embora conhecidas - até bem intencionadas - não estão na Bíblia e não têm fundamento bíblico.

A frase em parte é verdadeira, mas existem algumas questões:

  1. Devemos nos esforçar, mas, qual é o objetivo do nosso esforço?
  2. Deus pode nos ajudar, mas, em quê Ele estaria contribuindo?

Uma coisa é "fazer a sua parte" de forma autônoma. A outra, é "fazer a sua parte" segundo a vontade de Deus. Essa é a condição: devemos fazer a nossa parte obedecendo à Palavra de Deus, essa é a nossa responsabilidade.

No versículo de Josué 1:9, Deus pede para Josué se esforçar, Ele disse que o ajudaria:

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Josué 1:9

Se procurarmos o contexto nos versículos anteriores, perceberemos no quê Josué deveria se esforçar: fazer a vontade Deus.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido.
Josué 1:8

Se Deus faz parte dos nossos planos, Ele nos ajudará. Agora, se os nossos planos afastam-nos de Deus, por que Ele nos ajudaria? Não faz sentido.

Quando aceitamos a Cristo, o nosso foco muda e a oferta mundana deixa de nos seduzir.

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
1 Pedro 1:14-16

Jesus disse no quê devemos nos esforçar: buscar o Reino de Deus. E Ele nos ajudará nas demais coisas:

Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?'

Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Mateus 6:31-33

Versículos similares a faça sua parte que eu te ajudarei

Se a tua intenção é motivar e incentivar uma irmã ou um irmão, compartilhe estes versículos bíblicos:

Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, deem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.
2 Tessalonicenses 2:16-17

Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.
2 Tessalonicenses 3:3

"Por isso digo: Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
Lucas 11:9-10

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Mateus 5:16

Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador,
para a glória do teu nome;
livra-nos e perdoa os nossos pecados,
por amor do teu nome.
Salmos 79:9

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza,
auxílio sempre presente na adversidade.
Salmos 46:1

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Mateus 11:28-29

"Façam todo o esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar, nem para a direita nem para a esquerda.
Josué 23:6

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.