;

Especiais

Alto Taquari| Assassino de juíza viaja a Belo Horizonte após 1 ano no regime semiaberto


Um ano após ser beneficiado com regime semiaberto, o enfermeiro Evanderly de Oliveira Lima, 51, teve autorização para viajar a Belo Horizonte (MG). Ele foi condenado, em 2015, por matar a ex-esposa, a juíza Glauciane Chaves de Melo dentro do Fórum de Alto Taquari  (479 km ao sul da Capital). Ao todo, ele ficou 6 anos preso, o que corresponde a 1/3 da pena pelo assassinato.

Conforme decisão do juiz Leonardo Pitaluga, da Vara de Execuções Penais, o reeducando pôde ficar na cidade mineira entre 10 e 17 de agosto, perante cumprimento de medidas cautelares e informar a Central de Monitoramento a localização onde ficaria hospedado. Não está descrita na decisão a motivação da viagem, no entanto o homem residia com Glauciane em Minas Gerais, antes de ela tomar posse como juíza em Alto Taquari , onde foi morta pelo ex. Ele tem parentes naquele estado.

Na manhã de 7 de junho de 2013, o réu invadiu o fórum de Alto Taquari, foi até a sala de audiência e deu dois tiros na nuca da magistrada. Ela morreu na hora e ele fugiu logo em seguida. Após o episódio, a segurança de acesso aos fóruns foi endurecida. Na época, o assassino entrou armado na unidade judiciária e sequer foi notado. O revólver calibre 38, usado para matar a magistrada, foi encontrado no gramado do Fórum.

Ele passou dias escondidos na mata até ser achado pela polícia no dia 13 de junho, na cidade. Ele estava camuflado sob folhas secas e não reagiu a abordagem policial. Além de enfermeiro, Evanderly serviu ao Corpo de Bombeiro de Minas Gerais e fez cursos de busca, salvamento e resgate o que permitiu passar tantos dias escondido no mato.


O homem nunca aceitou o fim do relacionamento e tinha esperanças de reatar o casamento, como ela não quis ele a matou com dois tiros na nuca, na sala de audiência do fórum, na presença da assessora da vítima. Vítima e assassino foram casados por 10 anos e estavam separados oficialmente desde janeiro daquele ano. Apesar do rompimento, tinham relação próxima.

Após ser preso, ele foi encaminhado para a Penitenciária Central do Estado (PCE) onde permaneceu de 2013 a 2019 quando foi beneficiado com o regime semiaberto e é monitorado por tornozeleira eletrônica desde então.

Em 28 de abril de 2015 o homem foi condenado a 18 anos e 6 meses de prisão. Pena considerou 16 anos e seis meses pelo homicídio consumado duplamente qualificado, por motivo torpe e por impossibilitar a defesa da vítima e mais dois anos pelo porte de arma.

.


FONTE: Gazeta Digital

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.