;

Especiais

Mato Grosso| Quase 300 casos de estupro de vulnerável são registrados em MT no 1º trimestre deste ano

G1

No primeiro trimestre deste ano foram registrados em Mato Grosso, 296 casos de estupro de vulnerável, segundo a Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). O número de crimes contra crianças pode ser ainda maior, já que desde o início do isolamento social, as denúncias nos Conselhos Tutelares e nas delegacias diminuíram.

 

Cuiabá tem seis unidades do Conselho Tutelar para atender menores vítimas de abuso e violência doméstica. Antes do início da pandemia, eram registrados em média 5 a 10 casos por dia. Com o isolamento social, a procura caiu.

 

O coordenador dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Davino Mário de Arruda, disse que a situação ainda preocupa os conselheiros, porque a maioria das denúncias eram feitas pelas escolas, mas agora estão fechadas.

 

“Em todas as unidades de atendimento, uma das maiores demandas que temos nos primeiros meses do ano são creches e escolas, mas estão fechadas. Os outros casos menos complexos, pelo nosso telefone e e-mail, fazemos o atendimento, a orientação e o aconselhamento. Vindo para cá efetivamente, só os casos mais complexos, no qual a violação é bastante cruel contra o direito da criança e do adolescente. Nesse caso, agimos de forma imediata”, afirma.

 

As unidades estão se revezando para manter plantões de 24 horas e os casos mais graves são encaminhados para a Promotoria da Infância e da Juventude com pedido de medidas protetivas.

 

“Para os casos de urgência como abuso, espancamento e abandono de incapaz, a gente registra um boletim de ocorrência, faz o exame de corpo de delito e logo em seguida encaminhamos um relatório para a Promotoria de Proteção de Infância e Juventude da capital”, conta Fábio.

 

Na semana passada, um homem de 68 anos foi preso em Cuiabá acusado de abusar de três menores. Entre elas, a própria filha de 14 anos. Em Várzea Grande, os registros também caíram.

 

Segundo a polícia, aumentou também a dificuldade para que as denúncias cheguem até a delegacia. A situação é ainda mais complicada nas famílias de baixa renda, pois às vezes falta dinheiro até para se locomover.

 

O delegado Cláudio Santana conta que os canais de comunicação foram ampliados para conseguir atender a demanda.

 

O boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia do estado e não é só nas delegacias especializadas, assim como pela delegacia virtual.

 

"Nós temos também o telefone, o disque 180, disque 100 e o disque 197, que é o número da Polícia Civil. E se o crime está acontecendo naquele exato momento, a pessoa pode acionar a polícia através do 190 e a viatura que estiver mais próxima será encaminhada para verificar o acontecimento naquele local”, afirma.

 

Além da denúncia, também é importante observar o comportamento da criança. Qualquer alteração pode ser um indício de abuso sexual.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.