;

Especiais

Alto Taquari| Com cuidados contra Covid-19, Senar-MT retoma treinamentos presenciais

Canal Rural 

De máscaras, sentados à varanda e sem esquecer do uso do álcool em gel. Foi assim que 18 alunos começaram o primeiro dia do curso sobre segurança na aplicação de agrotóxicos (NR31.8), no Sindicato Rural de Alto Taquari. O treinamento vai até a próxima quarta-feira e, dentro das 24 horas de duração, também estão previstas orientações sobre os cuidados sanitários que devem ser adotados para evitar a contaminação e a disseminação do novo Coronavírus. Paradas para higienização também serão feitas durante as aulas.


As ações preventivas estarão presentes em todas as atividades do Senar-MT, que retomou nesta segunda-feira, 4, a programação de treinamentos, o verdadeiro “carro-chefe” da instituição. O retorno será gradual, segundo Francisco de Castro (mais conhecido como Chico da Paulicéia), que é superintendente do Senar-MT. “Nós decidimos ter essa retomada gradual analisando os números oficiais do Governo do Estado de Mato Grosso. Hoje menos de 1% dos leitos disponíveis no Estado para atender aos pacientes com Covid-19 está ocupado. 


A taxa de ocupação das UTI´s para esta finalidade também está baixa, apenas 6%. Achamos que poderíamos voltar gradativamente, respeitando a liberalidade de cada sindicato rural, do nosso instrutor e obedecendo os decretos municipais. Estamos respeitando tudo isso para não colocar ninguém em risco”, explica.


Dos 211 treinamentos que estavam previstos para esta semana (antes da pandemia), serão realizados 45 cursos. Em todos eles, os alunos irão receber máscaras, álcool em gel e explicações sobre como se proteger da Covid-19. Ainda de acordo com o superintendente, os eventos de promoção social e assistência técnica e gerencial permanecerão suspensos, porque “são encontros que costumam aglomerar muita gente, como o mutirão rural, por exemplo. Já no caso da assistência técnica, vamos seguir com as orientações de maneira online, porque muitas pessoas ainda não pessoas ainda não se sentem seguras para receber os instrutores”, comenta.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.