;

Especiais

Saúde| Estado de MT realiza primeiro transplante renal de doador falecido

G1

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) realizou com sucesso o primeiro transplante renal de um doador falecido na terça-feira (10), em Cuiabá.

Este foi o segundo transplante realizado após a reativação do serviço em Mato Grosso, visto que o primeiro ocorreu em janeiro deste ano, entre duas irmãs vivas.

O órgão foi recolhido no Paraná e chegou em Cuiabá na noite de segunda-feira (9). Passado todo o processo de preparação do receptor, o procedimento foi realizado com êxito na madrugada de terça-feira, pela equipe transplantadora do Hospital Santa Rosa – unidade credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar a operação de transplante renal no Estado.


Além da realização do procedimento de transplante, a SES também mediou a coleta de uma doação no último sábado (07). Uma família autorizou a doação após ser informada sobre a confirmação do diagnóstico de morte encefálica de seu ente e permitiu que outras cinco pessoas pudessem ter a chance de sobreviver com mais qualidade de vida depois da doação de múltiplos órgãos e tecidos.

De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso, Fabiana Molina, foi realizada a captação de rins, fígado e córneas na madrugada do dia 07, na própria unidade que notificou a Central Estadual de Transplantes.

Segundo ela, como não foi identificado em Mato Grosso, receptores de rim compatíveis com o doador, os rins doados foram disponibilizados para a Central Nacional, responsável por alocar os órgãos.



Dessa forma, o fígado e os rins foram transportados para o Distrito Federal e as córneas foram disponibilizadas para os receptores de Mato Grosso. Sobre como procedeu a captação dos órgãos, a coordenadora informa que uma equipe do Distrito Federal realizou a retirada de fígado, enquanto o Hospital Santa Rosa foi responsável pela retirada dos rins e o Banco de Olhos de Cuiabá ficou responsável pela retirada das córneas.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.