;

Especiais

Saúde| Hidratante pós-sol pode ter efeito contrário e piorar situação da pele

Notícias ao Minuto
Verão combina com férias, que combina com longas horas na praia ou na piscina. Porém, apesar dos alertas sobre os perigos dos raios UV e o risco de queimaduras e insolação, muita gente ainda se esquece ou simplesmente negligencia o uso do protetor solar. E aí vêm as consequências:
“Além dos sintomas imediatos, que incluem eritema, sensibilidade ao toque, bolhas e, nos casos mais graves, descamação, dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga, os efeitos da radiação solar na pele são cumulativos. Ou seja, a conta pode chegar anos depois com envelhecimento precoce, surgimento ou agravamento de manchas e desidratação da pele, além de maior suscetibilidade ao desenvolvimento de câncer de pele”, alerta a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Ok, mas, e uma vez que o erro já tenha sido cometido? Como amenizar os incômodos causados pela queimadura de sol? Para isso, existe o hidratante pós-sol. Porém, não é interessante sair passando qualquer produto sem consultar o rótulo, enfatiza a médica: “Algumas fórmulas pós-sol possuem consistências espessas e oleosas, que criam uma barreira emoliente no topo da pele, aprisionando o calor na camada superior da epiderme e exacerbando a inflamação e a sensação de queimadura. Além disso, algumas fragrâncias e produtos químicos podem irritar a pele danificada. Dê preferência aos produtos livres de etoxilados, óleo mineral e parabenos”, afirma.
“Bons hidratantes pós-sol possuem ativos que ajudam a restabelecer as defesas naturais, um sistema antioxidante avançado e também ativos que possuem efeito calmante. Um dos ingredientes clássicos para recuperação da pele é a Vitamina E, que tem ação antioxidante, imunoprotetora e hidratante, além de possuir efeito calmante e suavizante”, diz a médica. O ácido maslínico também reduz a vermelhidão pós-sol e acalma a pele por ter ação anti-inflamatória, e temos também o Aloe Vera, natural, e que também possui efeito calmante.
A dermatologista explica que o hidratante deve ser passado no corpo todo. “Aplique após o banho, mas caso sinta em outros momentos que a pele está ressecada, passe novamente. É importante que a pele se recupere bem de um dia para outro, pois o acúmulo dos danos que são invisíveis aos nossos olhos pode se tornar um grande vilão no futuro”, alerta. “Muitas pessoas, para tornar o produto mais refrescante, o colocam dentro da geladeira. Isso não deve ser feito, pois alguns ativos podem perder propriedades ou se cristalizarem em temperaturas muito baixas. O mesmo vale para altas temperaturas, então é importante conservar o produto na temperatura recomendada pelo fabricante e ficar atento com o prazo de validade”, finaliza.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.