;

Especiais

Saúde| MT deixou de receber do Ministério da Saúde quase 240 mil doses de vacinas pentavalente em 2019

G1

Em Mato Grosso, cerca de 238 mil doses de vacinas pentavalente não foram distribuídas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo federal não repassa regularmente as doses desde julho de 2019. A previsão de normalização do estoque até fevereiro deste ano.

Conforme relatório do Ministério da Saúde, foram distribuídas 38 mil doses da vacina para o estado, em duas remessas. A primeira foi disponibilizada no dia 8 deste mês e a segunda no dia 9 deste mês.

A SES disse que recebeu 37.900 doses da vacina. A secretaria informou que a distribuição dos lotes para os municípios deve acontecer até o final desta semana.

Em Primavera do Leste, a 239 km da capital, as unidades de saúde estavam com falta da vacina há seis meses e nesta semana o município recebeu 800 doses, que representam apenas 60% da quantidade necessária.

Segundo a Vigilância Epidemiológica municipal, ainda não há previsão de recebimento das 40% doses que faltam. Primavera do Leste tem mais de 15 unidades de saúde que aplicam a vacina.

Um levantamento realizado pela Gerência Estadual do Programa de Imunização, em 2019, o estado recebeu um pouco mais de 120 mil doses da vacina pentavalente. A meta estadual de vacinação para o ano passado previa que era preciso de 360 mil doses.

Foram recebidas 66,1% doses da vacina pentavalente menos que o previsto.

A Secretaria de Saúde disse que o Ministério da Saúde informou que até fevereiro deste ano o estoque de vacinas deve ser normalizado e que fará campanhas para vacinar as pessoas que não se vacinaram nos últimos sete anos.

Conforme a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), a vacina pentavalente imuniza contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite. Foram distribuídas cerca de 1,8 milhão de doses para os estados.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.