;

Especiais

Mundo| Estudo revela que ursos podem ajudar a tratar obesidade em humanos

Com informações do Notícias ao Minuto
Se ganharmos dezenas de quilos e nos deitarmos numa cama durante meses, é quase certo que venhamos a desenvolver uma série de doenças: diabetes, insuficiência cardíaca, obesidade, entre muitas outras. A menos, claro, que sejamos um urso.
A questão que se impõe é: porque os animais que hibernam não têm problemas de saúde relacionados com a obesidade e a resistência à insulina?
Para tentar entender, os investigadores da Universidade do Utah, Estados Unidos, realizaram um estudo publicado na revista Cell Reports, onde explicam que os hibernantes conseguem 'desligar' os elementos genéticos que controlam a obesidade.
No estudo, foram analisadas várias espécies de mamíferos que hibernam, e os investigadores perceberam que estes tinham desenvolvido regiões de fragmentos de DNA junto aos genes ligados à obesidade em humanos, o que significa que existem semelhanças entre os genes dos animais que hibernam e o dos humanos obesos.
De acordo com um dos autores do estudo, Christopher Gregg, a diferença é que os animais que hibernam durante parte do ano desenvolveram maneiras de desligar os elementos genéticos que controlam a obesidade, mas o mesmo não acontece com os mamíferos que não hibernam. 
O estudo pode vir a ter um papel fundamental para o tratamento da obesidade. "Estas partes importantes do genoma [ligado à hibernação] estavam escondidas de nós em 98% do genoma que não contém genes – chamávamos de ‘DNA lixo’", disse o pesquisador.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.