;

Especiais

Alto Taquari| Após supostamente negar ambulância, secretária ameaça equipe médica de Alto Garças


Nesta segunda-feira (4), a população de Alto Taquari se “revoltou” nas redes sociais após a cirurgiã dentista Thais Campos postar um relato emocionante relatando o descaso da Secretária de Saúde, Deise Coelho.  Segundo a dentista, a secretária teria negado a ambulância para transportar sua filha recém-nascida de Alto Garças à Rondonópolis.

Após a repercussão do depoimento, assim como do vídeo compartilhado na página do facebook do Alto Taquari em pauta, fomos atrás dos envolvidos para saber a respeito do episódio.

Em Alto Garças conversamos com a secretária de saúde Renata Martins de Oliveira do Carmo, que nos esclareceu que os procedimentos adotados foi o padrão, onde a equipe médica do município conseguiu a vaga no hospital de Rondonópolis, no entanto, a responsabilidade de transporte seria do município de origem da paciente.

“Simplesmente minha equipe atendeu essa bebê que estava mal. E como é protocolo, abrimos boletim pedindo vaga para Rondonópolis, é protocolo. Se o paciente não reside no município temos que solicitar o transporte para município de origem da paciente”, disse.

Ainda de acordo com a secretária de Altas Garças, o município sempre trabalhou em parceria com Alto Taquari, no entanto, quando a enfermeira entrou em contato para solicitar o transporte, foram tratados com a maior falta de respeito. Renata enfatiza que jamais deixaria de atender a criança, ressalta que estavam seguindo o protocolo.

“Não iríamos negar essa ambulância para levar essa criança. Mas por ser protocolo avisamos que se saísse à senha precisaria da ambulância de Alto Taquari para fazer transporte até Rondonópolis. A própria secretária entrou em contato tratando minha enfermeira de plantão com maior grosseria, falou que “Alto Taquari não tinha obrigação dessa criança” e que a responsabilidade era nossa e, que tínhamos que nos virar”, narra.

Ainda segundo Renata, a secretária de Alto Taquari teceu críticas contra sua equipe, além de ameaçar registrar um Boletim de Ocorrência contra eles e a mãe da criança.

“A secretária falou que a minha enfermeira não tinha conhecimento das políticas públicas e que iria abrir um B.O contra a mãe da criança e minha equipe” afirma.

A secretária de Alto Taquari informou que o município não tinha ambulância para atendimento.

“Era só ela falar com educação com a minha equipe, nunca iríamos negar levar em nossa ambulância. Tanto que levamos” ressalta.

Renata lembra que sempre manteve parcerias com os munícipios da Região Sul, inclusive com Alto Taquari, “A secretaria de saúde de Alto Taquari sempre nos pede ajuda, nós também pedimos ajuda à Alto Taquari. Sempre ajudamos uns aos outros. Sabemos como o SUS é difícil”.

“O SUS  é universal para todo mundo. Temos que atender GENTE, não municípios”, conclui Renata Martins de Oliveira do Carmo, secretária de Saúde de Alto Garças.

Outro Lado

Procuramos a secretária municipal de saúde de Alto Taquari e fomos informados que Deise Coelho não é mais a secretaria de saúde do município, no entanto, não podem falar sobre o assunto, mas garante que isso não se repetirá.

A atual secretária de saúde, Paula Nauman, se desculpou pelo ocorrido e garantiu que o dever dela como secretária é proteger vidas, atender a população.

“Não podemos falar sobre o assunto, pois não éramos nós, porém, garantimos a população que este episódio lamentável não se repetirá, estamos aqui para trabalhar pelo povo”.

Dia 06 a 08 de Novembro 


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.