;

Especiais

Alto Taquari | Três alunos são selecionados para etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa



Os alunos Jessyca Fabiana Ferreira (18), José Victor Alessandro de Lima Silva (17) e Ranna Paolla Silva Gomes (16) estudantes do 2º ano da Escola Estadual Carlos Irigaray Filho de Alto Taquari foram selecionados para a etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa e agora se preparam para conquistar uma medalha entre os dias 11 a 13 de novembro em São Paulo-SP.  É a primeira vez que alunos da instituição conseguem este feito de chegar a semifinal, eles foram selecionados na categoria documentários, com o titulo “Agrotóxico: Vilão ou Mocinho”.

De acordo com a professora Bernadete Carrijo de Oliveira, orientadora dos alunos, a Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas de todo o país. Nesta edição, o tema é “O lugar onde vivo”. E foram selecionadas apenas 443 produções semifinalistas de todo o Brasil.

A orientadora destacou o empenho dos alunos para retratar de forma imparcial o cotidiano do homem do campo e o uso do agrotóxico, um tema polêmico, porém atual.

“Eles pesquisaram, foram atrás, entrevistaram várias pessoas, abordando sempre os dois lados. Eles conseguiram colocar bem balanceado o tema. Eles não tomaram nenhum partido, eles levantaram um problema onde mostram a necessidade do uso do agrotóxico como também o lado prejudicial”, disse.

Já para os alunos do 2º ano, a experiência está sendo única, pois segundo eles o tema é de muita relevância social, pois o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxico e, ficar entre os finalistas de uma competição Nacional com este tema é de muita responsabilidade.

A aluna Ranna Paolla Silva Gomes, 16 anos, revelou que teve dificuldade no manuseio da câmera e revelou estar muito orgulhosa de ter chegado a semifinal.

“Apesar da dificuldade em mexer com câmera e edição de vídeo, fiquei muito feliz em saber que fomos classificados, ainda mais orgulhosos em saber que poderemos trazer uma premiação para nossa cidade” revelou Ranna.

Já para a aluna Jessyca Fabiana Ferreira, 18 anos, a dificuldade foi idealizar um roteiro onde pudesse atender o objetivo do documentário, no entanto, revela estar muito feliz em poder levar o nome do município para o Brasil.

“Minha maior dificuldade foi fazer o roteiro, pois sabemos que há um problema e ao mesmo tempo pode haver uma solução, mas fiquei muito orgulhosa pois apesar de sermos do interior conseguimos chegar a semifinal e levar o nome de Alto Taquari para o Brasil.”

O único homem do grupo, o aluno José Victor Alessandro de Lima Silva, 17 anos, revelou que para ele a dificuldade foi escolher o tema.  O aluno revela que ainda a “ficha não caiu” e não está acreditando que foram classificados para a semifinal.

“O tempo em si é muito polêmico, talvez tenha sido mais difícil abordar os contra e favoráveis para o uso do agrotóxico. Por outro lado, é inexplicável a sensação de estar entre os semifinalistas, até agora eu não estou acreditando, espero que nós possamos incentivar os próximos alunos a participarem desta olimpíada no futuro” concluiu.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.