;

Especiais

Alto Taquari| Prefeito Marco Aurélio anuncia que PSF do bairro treze pontos passará a atender até as 22h

O PSF no bairro treze pontos passará a atender a população de segunda a sexta-feira até 22h00. A decisão foi tomada após reunião entre o prefeito Marco Aurélio, a secretaria de Saúde Paula Nauman e a coordenadora de Saúde Ivonte Lima. O novo horário passará a valer a partir desta sexta-feira (13).

O Ministério da Saúde havia anunciado em abril, durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o programa que prevê a extensão do horário de funcionamento dos postos de saúde.

De acordo com o prefeito Marco Aurélio, a medida tem como objetivo facilitar o acompanhamento de saúde, principalmente de pessoas que trabalham fora. 

Ainda de acordo com o prefeito Marco Aurélio, a medida pode ajudar a melhorar sobretudo as coberturas vacinais. O posto aberto até mais tarde, avaliam, pode ajudar equipes a organizar esforços concentrados de vacinação.

"Hoje, quando uma mãe ou pai chega no posto já no fim do expediente, é comum o profissional recomendar que ele retorne outro dia", conta Marco Aurélio. Isso acontece porque cada frasco traz várias doses de vacina. O receio é abrir um frasco, atender uma criança e, depois, ter de jogar as demais doses fora - uma prática condenada pelos Tribunais de Contas.

Já a secretária de saúde Paula Naumann avaliou como positivo este novo horário e lembrou que  o Ministério da Saúde, neste ano, destinou  R$ 150 milhões extras para secretarias interessadas em prorrogar o horário de funcionamento. No ano que vem, o valor será em torno de R$ 500 milhões adicionais.


Todos os serviços oferecidos pela unidade de saúde estarão disponíveis no período noturno e a população de todos os bairros da cidade será atendida neste horário. “No período das 17h às 22h, o atendimento se estenderá a toda a população da cidade e da zona rural. Das 7h às 11h e das 13h às 17h, o atendimento permanecerá do mesmo jeito que fazemos hoje, exclusivo aos moradores do Bairro 13 Pontos”, explicou Ana Paula Naumann.

Vale ressaltar que todos os serviços de rotina estarão disponíveis, inclusive a Farmácia Municipal.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.