;

Especiais

Economia| Temendo mudança, políticos, empresários e produtores de MT fazem abaixo-assinado por traçado original de ferrovia

Com informações do G1

Políticos, empresários e produtores rurais fizeram um abaixo-assinado para tentar manter o traçado original da ferrovia e a agilização no processo de liberação das obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). O documento deve ser enviado ao Ministério dos Transportes, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU).

Apesar desse projeto já ter sido aprovado, existem estudos que apontam para a vialidade de mudar o percurso, saindo da Ferrovia Norte Sul, em Alvorada (TO, até Luiz Alves (GO), cruzando a região de Ribeirão Cascalheira (MT), acompanhando o traçado da BR-080. A ideia de mudança preocupou os eprodutores rurais da região Araguaia, que vivem a expectativa de reduzir o custo do transporte. Os estudos estão em fase de análise.

As assinaturas foram colhidas durante uma audiência pública realizada na quinta-feira (22), em Água Boa, a 736 km de Cuiabá.

Entre os políticos favoráveis à mudança e que participaram da audiência estão o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho (PSD), e o senador Wellinton Fagundes (PR). Eles disseram que vão cobrar o início das obras da ferrovia em 2019.

O projeto da ferrovia prevê um trecho de 383 km entre Água Boa e Campinorte (GO), sendo que em Mato Grosso passará por Cocalinho até Lucas do Rio Verde. O prazo de conclusão é de até 5 anos a partir da data de início. O investimento previsto é de R$ 2,6 bilhões.

Galeria V3
Também participou da audiência o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot, que agora trabalha como consultor econômico.

A discussão foi feita após reivindicação de empresários da região Araguaia para mudança de percurso, levando a ferrovia a passar por áreas indígenas e regiões alagadas.

Pagot avaliou que, além de aumentar o trajeto, descartaria R$ 20 milhões que já foram gastos nos projetos do traçado original.

O presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo Filho, informou, segundo a assessoria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que acompanhou o evento, que o traçado original de ferrovia está chancelado, uma vez que todos os projetos (básico, estrutural, de questões ambientais, de viabilidade econômica, entre outros) estão aprovados.

Da mesma forma, o representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ronaldo Magalhães, confirmou a manutenção do traçado e a superintendente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Ellen Capistrano Martins, comentou a importância desse trajeto para o escoamento da produção do estado.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.