;

Especiais

Esporte| Com Neymar, France Football divulga indicados à Bola de Ouro

Com informações da Gazeta Esportiva
A revista France Football anunciou nesta segunda-feira os 30 indicados ao prêmio Bola de Ouro de 2018, que terá o vencedor revelado no dia 3 de dezembro, em cerimônia de premiação em Paris, na França. Entre jogadores estão quatro brasileiros: Alisson e Firmino, do Liverpool, Marcelo, do Real Madrid, e Neymar, do Paris Saint-Germain. Além deles, Cristiano Ronaldo, Messi, Salah, Cavani, Hazard, Modric e Pogba concorrem.
A lista foi publicada pouco a pouco, com posts de cinco jogadores por vez. Os primeiros foram o argentino Sergio Agüero, do Manchester City; o brasileiro Alisson, goleiro do Liverpool, negociado da Roma; o galês Gareth Bale e Karim Benzema, do Real Madrid, e Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain. Depois foi a vez do melhor goleiro da temporada (prêmio Melhor do Mundo da Fifa), Thibaut Courtois, do Real Madrid; Cristiano Ronaldo, atual detentor do prêmio, da Juventus; Kevin De Bruyne, do Manchester City; do brasileiro Roberto Firmino, do Liverpool, e Diego Godín, do Atlético de Madrid. Com três atletas do Real (CR7 ainda fazia parte do elenco e Courtois não), o título da Liga dos Campeões da última temporada foi essencial para a seleção desses atletas.
Horas mais tarde, outros cinco selecionados: o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid; o belga Eden Hazard e o francês N’Golo Lanté, do Chelsea; Isco, do Real Madrid, e Harry Kane, do Tottenham. Aqui percebe-se ainda mais a influência da Copa do Mundo na escolha dos atletas.
No início da tarde, o restante dos atletas foram divulgados, entre eles Marcelo e Neymar: Hugo Lloris, do Tottenham, Mario Mandzukic, da Juventus, Sadio Mané, do Liverpool, Marcelo e Luka Modric, do Real Madrid, Mbappé e Neymar, do PSG, Lionel Messi, do Barcelona, Jan Oblak, do Atlético de Madrid, e Paul Pogba, do Manchester United. Um pouco depois, Ivan Rakitic e Suárez, do Barcelona, Sergio Ramos e Varane, do Real Madrid, e Mohamed Salah, do Liverpool, completaram a lista.
Confira abaixo todos os indicados:
Agüero (ARG) – Manchester City
Alisson (BRA) – Liverpool
Bale (GAL) – Real Madrid
Benzema (FRA) – Real Madrid
Cavani (URU) – Paris Saint-Germain
Courtois (BEL) – Chelsea
Cristiano Ronaldo (POR) – Juventus
De Bruyne (BEL) – Manchester City
Firmino (BRA) – Liverpool
Godin (URU) – Atlético de Madrid
Griezmann (FRA) – Atlético de Madrid
Hazard (BEL) – Chelsea
Isco (ESP) – Real Madrid
Kane (ING) – Tottenham Hotspur
Kanté (FRA) – Chelsea
Hugo Lloris (FRA) – Tottenham
Mario Mandzukic (CRO) – Juventus
Sadio Mané (SEN) – Liverpool
Marcelo (BRA) – Real Madrid
Luka Modric (CRO) – Real Madrid
Mbappé (FRA) – Paris Saint-Germain
Neymar (BRA) – Paris Saint-Germain
Lionel Messi (ARG) – Barcelona
Jan Oblak (ESL) – Atlético de Madrid
Paul Pogba (FRA) – Manchester United
Ivan Rakitic (CRO) – Real Madrid
Suárez (URU) – Barcelona
Sergio Ramos (ESP) – Real Madrid
Raphael Varane (FRA) – Real Madrid
Mohamed Salah (EGI) – Liverpool
A lista com os indicados ao prêmio Bola de Ouro é elaborada pela revista France Football e o troféu é entregue por meio de votação de um júri internacional de jornalistas especializados, com um representante por país. Os critérios para escolha são principalmente três: performances individual e coletiva, classe do jogador (talento e fair play) e sua carreira. Cada jurado pode nomear cinco jogadores em ordem decrescente a partir da lista dos 30, atribuindo seis, quatro, três, dois e um pontos, respectivamente. Caso haja empate, a classificação é decidida contando o número de citações como primeiro lugar e se ainda assim a igualdade persistir, pelo número de citações no segundo lugar e assim por diante. Caso não haja mudança, uma nova votação é realizada incluindo atletas classificados por mérito.

A revista também divulgou os dez indicados a melhor do mundo na categoria sub-21, na qual concorrem o brasileiro Rodrygo, do Santos, e o francês Mbappé. No futebol feminino, a brasileira Marta concorre com mais 14 jogadoras.