;

Especiais

Política| Juiz eleitoral proíbe coligação de MT de usar nome de Lula como candidato à Presidência

Com informações do Notícias ao Minuto

O juiz auxiliar Paulo Cesar Alves Sodré, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), proibiu a coligação A Força da União, que tem Wellington Fagundes (PR) como candidato ao governo do estado, de fazer qualquer referência ao nome de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente da República, em propaganda eleitoral. A decisão foi assinada e publicada no mural eletrônico do TRE na terça-feira (4).

A coligação disse que irá cumprir a decisão.

Na segunda-feira (3), durante a propaganda eleitoral gratuita na TV, 4 dos 5 candidatos a deputado estadual pelo PT usaram como pano de fundo uma imagem com o nome do presidente e o sobrenome do candidato a vice na chapa petista, Fernando Haddad, seguido do número 13. O tempo desses candidatos foi de um minuto.

A decisão do juiz do TRE-MT é resultado de uma representação feita pela coligação Segue em Frente, Mato Grosso, encabeçada pelo candidato à reeleição, Pedro Taques (PSDB). O argumento é que os adversários estavam fazendo propagando irregular ao usar o nome de Lula, pois o ex-presidente teve a candidatura rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada.

“Determino à Coligação A Força da União que se abstenha de fazer menção ou alusão ao nome de Luiz Inácio Lula da Silva, como candidato ao cargo de Presidente da República, enquanto permanecer hígida [vigente] a decisão proferida pelo TSE”, diz trecho da decisão.

O juiz deu 48 horas para que os vídeos sejam suspensos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A Coligação A Força da União é formada pelos partidos, PR, PV, PRB, PC do B, PP, PT, PMN, PRÓS, PTB e PODEMOS.

Reflexo da condenção
Lula foi condenado em janeiro pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex em Guarujá (SP). Desde abril, ele cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão em Curitiba. O ex-presidente alega inocência.

Na última sexta-feira (31), os ministros do TSE rejeitaram a candidatura de Lula à Presidência, com base na Lei da Ficha Limpa, que diz que condenados por órgãos colegiados – como é o caso da Turma que condenou Lula – são inelegíveis.


Os advogados de Lula recorreram da decisão do TSE à própria Corte. Além disso, pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda os efeitos da condenação e revogue a inelegibilidade do ex-presidente.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.