;

Especiais

Alto Taquari| Com medo de ser afastado, prefeito acata pedido do MPE e exonera secretário e comissionados

O prefeito municipal de Alto Taquari, Fábio Garbugio(PDT), exonerou na quarta-feira (13) cinco servidores em cargo comissionado. A decisão veio logo após o Ministério Público ajuizar um pedido de afastamento do gestor por improbidade administrativa, o que possivelmente contribuiu para a decisão.

Quatro servidores foram exonerados de seus cargos comissionados por determinação do próprio Ministério Público, que através de denúncias constatou irregularidades nas  promoções e contratação destes servidores.

Nepotismo

Por nepotismo foram afastados, o Coordenador de Cultura, código CC-3.250, o Senhor Aristides de Souza Maciel, sogro do vereador Gregório, a  Coordenadora de Indústria, Comércio e Turismo, Código CC-7.050, a Senhora Marlei Fernanda Buscariol, irmã da vereadora Márcia Buscariol e a Coordenadoria de Educação Infantil, código CC- 3.050, a Senhora Shirley Carnielo Lousada, madrasta do prefeito.


Contratação Ilícita 

Já o Secretário Municipal de Infra Estrutura Urbana Viação, Obras e Planejamento, o Senhor Lairto João Sperandio, além de ter sua exoneração decretada, vai responder juntamente com o prefeito por improbidade administrativa. Segundo o Ministério Público Lairto Sperandio está proibido até 2022 de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios, e ter sido contratado resultou no ajuizamento de uma ação solicitando o afastamento do prefeito.


Sem Motivo


O Chefe da Vigilância Sanitária, Aparecido Marden Reis, apesar de ter comprovado junto ao Ministério Público que seu cargo comissionado foi por competência e não por indicação e o órgão ter arquivado as denuncias, o prefeito o exonerou do cargo comissionado. A suspeita é que a exoneração se deu por jogo político, uma vez que não há motivos para tal decisão. 

Leia Também: MPE arquiva duas denúncias de nepotismo contra Fiscal Sanitário

Continuam empregados em seus cargos de concursos, os servidores Aparecido Marden, Marlei Buscariol e Shirley Lousada. Já os outros não possuem mais vínculo com a Prefeitura. 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.