;

Especiais

Saúde| Risco de autismo em fetos aumenta com exposição a DDT

Com informações do Notícias ao Minuto
O composto diclorodifeniltricloetano (DDT) é um inseticida barato e eficaz a curto prazo mas cujas consequências a longo prazo podem ser muito problemáticas. Por colocar em causa o normal desenvolvimento de certas espécies, a substância foi banida de vários países. 
Patenteado nos anos 30, o DDT foi utilizado até a década de 90, e resíduos da substância podem ser ainda hoje encontrados no solo e água, o que apresenta risco para o feto e pode levar ao desenvolvimento de autismo.
A consequência junta-se à lista de desvantagens já apontadas em estudos anteriores, como os tremores, convulsões ou câncer, desenvolvidos principalmente depois da segunda guerra mundial, época em que o inseticida era mais usado. Contudo, nos anteriores estudos apenas se analisou as consequências diretas em cada indivíduo e não em novas vidas posteriormente geradas.
Diz a revista ‘Veja’ que as toxinas são encontradas no sangue da mulher grávida, confirmados pela análise de dados recolhidos entre 1987 e 2005. Os autores do estudo não conseguem ainda esclarecer como se processa a associação entre o composto químico e o autismo.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.