;

Especiais

Política| Bolsonaro e Lula estão tecnicamente empatados entre mais escolarizados

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) estão tecnicamente empatados entre eleitores com ensino superior, levando-se em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Bolsonaro possui 27% das intenções de voto e Lula chega a 25%.A diferença entre os dois aumenta para 39 pontos percentuais entre os eleitores com ensino fundamental. Bolsonaro tem 10% das intenções de voto desse público, enquanto Lula chega a 49% da preferência.
Marina Silva (REDE) e Geraldo Alckmin (PSDB) vêm em seguida, empatados tecnicamente entre eleitores das três faixas de escolaridade analisadas.
Em cenário sem Lula, Jair Bolsonaro cresce apenas três pontos percentuais entre os eleitores com ensino fundamental. Boa parte dos votos desses eleitores vão para Marina Silva, que vira preferência de 18% dos menos escolarizados.
Entre os eleitores com ensino superior, Bolsonaro segue com 27%. Marina Silva chega a 12% das intenções de votos e em seguida aparece Ciro Gomes, com 10%.
Fernando Haddad (PT), candidato a vice de Lula, possui a preferência de 2% dos eleitores com ensino fundamental, 3% dos que tem ensino médio e 9% das intenções de votos de quem tem ensino superior.
Em pesquisa espontânea, em que o eleitor fala em qual candidato deseja votar, Jair Bolsonaro é o mais mencionado entre eleitores com ensino superior. Ele também tem mais intenções de voto entre aqueles com ensino médio.
Bolsonaro só não é o favorito entre a população que estudou até o ensino fundamental; a maioria destes eleitores (14%) mencionaram Lula; Bolsonaro é mencionado por 6% dos ouvidos.
Eleitores que não possuem nenhum nome em mente são a maioria, chegando a representar 47% daqueles que possuem apenas o ensino fundamental.
O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios. A margem de erro do levantamento, uma parceria da Folha de S.Paulo e da TV Globo, é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%. Levantamento registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR 04023/2018. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.