;

Especiais

Economia| Mais de 8% dos mato-grossenses estão em busca de emprego, segundo pesquisa

Com informações do G1

Em Mato Grosso, 8% da população está em busca de emprego, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) trimestral, divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa parcela é chamada de desocupada, que inclui não apenas as pessoas que trabalhavam e ficaram desempregadas, mas as pessoas que nunca trabalharam e estão em busca de emprego.

A boa notícia é que o índice se manteve estável, se comparado ao registrado no mesmo período do ano passado. O estado está entre o menores índices de desocupação apontados pela pesquisa.

Por outro lado, a pesquisa aponta que o percentual de subocupação aumentou de 2,5% para 4,1%. Subocupados são as pessoas que trabalham menos de 40 horas semanais e que, teriam disponibilidade para assumir outros trabalhos.

O percentual de desalentados também aumentou de 2017 para 2018. No ano passado, 1,3% da população não tinha trabalho por não conseguir trabalho adequado ou não ter experiência/qualificação ou por serem muito jovens ou muito idosas para as vagas disponíveis.

No segundo trimestre de 2018, esse índice subiu para 2,5%.

Com relação aos rendimentos dos trabalhadores no segundo trimestre de 2018, o índice se manteve estável, tanto comparado ao primeiro trimestre deste ano, quanto ao mesmo período do ano passado.

A média de recebimento mensal para as pessoas com trabalho formal foi estimado em R$ 2.198.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.