;

Especiais

Papo com a Psicóloga| Fofoca no local de trabalho? Como intervir nessa situação?

Foto: © Depositphotos.com / creatista
Ninguém gosta de ser vítima de fofoca e quando falamos sobre este comportamento no ambiente de trabalho, sabemos muito bem dos malefícios que ele provoca nas relações interpessoais, na produtividade, na motivação dos colaboradores e na dinâmica de cooperação das equipes, culminando então, em prejuízos enormes para o clima organizacional.

Sabemos que algumas pessoas investem arduamente para efetivar aquele ditado pernicioso que diz assim: “uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”. Não digo que ela se torne verdade, mas vejo, dentro da minha experiência profissional, que ela pode denegrir a imagem de alguém, bem como gerar graves conflitos dentro das empresas.

1.Então, o que fazer então diante deste comportamento tão indesejado e ao mesmo tempo, recorrente?

Partindo do pressuposto que a fofoca é um ato de comunicação (ainda que em estado desajustado, com intenções de difamar/prejudicar outrem); devemos analisá-la, portanto, como uma ação humana, praticada tão somente nos ambientes de interação social. Sendo assim, o profissional responsável pela gestão com pessoas dentro da empresa que enfrenta esse tipo de problemática, tem papel fundamental no processo de educar as pessoas a adquirir hábitos de convivência saudáveis e éticos. Seguem aqui, alguns passos imprescindíveis para combater a fofoca:

2.Entenda a fofoca como um sintoma

Toda enfermidade se relaciona com determinados sintomas, certo? Dentro das instituições e organizações não é muito diferente; as atitudes dos colaboradores, líderes e gestores são sinais que denunciam a saúde organizacional. Portanto, vale investigar o que pode estar gerando a fofoca. Em alguns casos, problemas de gestão causam tanto descontentamento nos colaboradores que, a fofoca pode ser tomada por eles, como uma resposta de defesa ou ataque, frente a incômodos ignorados.

3.Bata enquanto o ferro está quente

Gestores e líderes devem ser sensíveis e atentos às necessidades e comportamentos de suas equipes; esperar o problema virar uma bola de neve para começar a resolver, vai dificultar e gerar mais desgaste. Por conseguinte, ao perceber qualquer menção de fofoca, promova uma comunicação saudável, faça reuniões, esclareça pontos escusos, sempre mantendo o respeito e a ética com seus ouvintes (ou seja, não faça reuniões para expor pessoas). Além disso, se achar necessário, complemente esta ação com uma conversa particular, onde você possa reforçar para a pessoa que propagou a fofoca, que esta ação é contrária à cultura da empresa.

4.Lideres e gestores precisam dar o exemplo

Não adianta o profissional de gestão com pessoas realizar todo um trabalho de combate à fofoca, se as próprias figuras de autoridade dentro da empresa acabam fazendo comentários da vida particular de um colaborador para outro ou expondo opiniões sobre o desempenho de alguém para terceiros, sem que isso faça parte de estratégias de gestão. Portanto, antes de falar algo, avalie se isso é ou não produtivo para o desenvolvimento profissional de sua equipe.

5.Zele pela integridade da maioria

Por fim, depois de analisar, estudar o caso e intervir, o profissional de gestão com pessoas concluir que a fofoca na empresa persiste por ser um hábito particular e pessoal de uma única pessoa, converse diretamente com ela e tente avaliar a melhor alternativa; considere dar suporte para que ela corrija este hábito (o qual pode prejudicá-la, inclusive, no âmbito pessoal). Mas também, não descarte a possibilidade de remanejá-la para um setor onde ela tenha menos oportunidade de replicar boatos e, em último caso, cogite a demissão, pois antes perder um colaborador que permitir que seu clima organizacional seja totalmente devastado.

Mas lembre-se, demissão não é o melhor caminho e muitos problemas dessa ordem podem ser evitados quando a contratação é balizada por uma boa seleção de pessoal.


Simone Rezende

Psicóloga
CRP 18 03334






Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.