;

Especiais

Tecnologia| Vírus que 'sequestra' arquivos se espalha e assusta brasileiros

Com informações do Notícias ao Minuto
O vírus Cry Brazil, que tem como principal alvo usuários brasileiros, tem se espalhado pela internet e chamado a atenção de pesquisadores em segurança digital. Quando instalado, o ransomware "sequestra" arquivos do computador e deixa uma mensagem exigindo um resgate para liberá-los. A exigência surge no lugar do papel de parede do Windows.
De acordo com o Techtudo, o Cry Brazil se espalha por meio de um documento falso por e-mail. A vítima pensa que está abrindo um PDF simples, mas o arquivo vem acompanhado de um executável oculto que instala o vírus no computador. Assim que é instalado, o malware transforma utiliza criptografia para impedir que documentos, fotos, vídeos e mais sejam abertos. Os arquivos acabam recebendo a extensão .crybrazil.
Notícias ao Minuto
Como evitar o vírus?
Para se proteger, mantenha sempre o sistema e o antivírus atualizados; evite baixar arquivos não solicitados por e-mail e procure não clicar em links desconhecidos.
Meu computador foi afetado, e agora?
Caso o PC já tenha sido infectado, especialistas recomendam que as vítimas não paguem o resgate, já que uma restauração no sistema pode acabar com o problema.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.