;

Especiais

Mundo| Estados Unidos anunciam saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (19) que o país deixará o Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas).
Segundo a embaixadora do país na ONU, Nikki Haley, a decisão ocorre porque seus esforços para reformar o órgão sediado em Genebra foram vãos. "[Nenhum país] teve a coragem de participar de nossa luta", disse.
Ela afirmou ainda que considera o conselho hipócrita e voltado para o benefício próprio ao abrigar países como Venezuela e Líbia.
Haley disse ainda que gostaria de "deixar bem claro" que a medida não significa um recuo dos EUA em seus compromissos com os direitos humanos.
O anúncio ocorre em momento em que há uma elevação das críticas aos Estados Unidos pela opção de separar famílias que tentam entrar em território americano pela fronteira com o México.
A decisão do governo americano representa uma nova rejeição do multilateralismo por Washington, depois de o presidente Donald Trump ter retirado seu país do acordo climático de Paris e do tratado nuclear com o Irã.
Os EUA boicotaram o conselho por três anos durante a gestão de George W. Bush, mas voltaram a integrá-lo sob Barack Obama, em 2009. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.