;

Especiais

Mato Grosso| Famílias de presos são vítimas de golpes aplicados por outros detentos em MT, diz OAB


Com informações do G1

Pelo menos as famílias de cinco detentos da Penitenciária Osvaldo Leite Ferreira, a Ferrugem, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, foram vítimas de golpes aplicados por outros detentos da mesma unidade. A denúncia foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sinop. O caso é investigado.

Em nota, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) afirmou que ainda não há confirmação de que os golpes foram aplicados de dentro da unidades e que está investigando a denúncia.

Para o golpe, os presos se passavam por advogados e representantes da unidade. Eles solicitavam depósitos em dinheiro em troca de vantagens e benefícios para o detento dentro da cadeia.

Os valores solicitados variam entre R$ 250 a R$ 400.

As vítimas do golpe foram orientadas pela OAB a registrar boletim de ocorrência.

“Algumas famílias chegaram a fazer esses depósitos. Nós mantivemos contato com o governo para saber se essa prática de venda de benefícios eram comum e nos foi informado que não é uma política do governo”, disse Felipe Guerra, presidente da OAB em Sinop.

Sobre o uso de telefone dentro da unidade, a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), que são feitas revistas na tentativa de evitar a entrada de aparelhos na unidade.