;

Especiais

MP esta de olho | Açougues de Alto Taquari são multados por vender carne clandestina

Por descumprimento  da Lei, dois açougueiros  de Alto Taquari foram multados na sexta-feira (26), pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso.  Os comerciantes foram convocados a comparecerem na sede da promotoria autuados e multados pela venda de carnes abatida em matadouros clandestinos.  Os valores das multas variam entre R$ 3 a R$ 10 mil reais, além da multa eles poderão responder judicialmente.

A fiscalização vem sendo intensificada desde o ano passado, por conta da Operação Carne Fraca, deflagrado pela Polícia Federal. O MP conta com o apoio dos Fiscais Sanitários para a ação no município.

A Vigilância Sanitária tem o papel de fiscalização, orientação e de cobrar dos comerciantes as adequações  referente  à venda de produtos de origem animal, principalmente a carne.
 
Vigilância Sanitária na Mira do MP
Os fiscais sanitários tiveram que encaminhar um relatório das vistorias realizadas ao MP, após abertura de inquérito l para apurar uma  denúncia.  O denunciante informa ao MP  que  a Vigilância Sanitária vem privilegiando alguns comerciantes por ligação politica junto ao prefeito.

Para os fiscais sanitários, a denúncia junto ao MP não tem fundamento, uma vez que todos os comércios estão sendo fiscalizados e penalizados quando identificadas as irregularidades.

“Temos convicção que esta denúncia apresentada ao MP é de algum comerciante que foi multado e como não há nada que desabone o serviço dos Fiscais Sanitários, resolveu criar esta denúncia, o denunciante tem todo direito, assim como nós em mostrar a sociedade que a Lei está sendo para todos”, disse o Chefe da Vigilância Sanitária.

Intensificação Vistorias

O Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Linhares, convocou o Chefe da Vigilância Sanitária para uma reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira onde foi acordado que será realizado entre os dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro uma operação  conjunta para coibir a venda ilegal de carne.