;

Especiais

Alto Taquari| Pais serão multados sempre que filhos menores forem identificados com bebida alcoólica


Aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), na sede da Prefeitura Municipal, uma reunião convocada pelo Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Linhares cujo o interesse foi tratar de assuntos relacionados as intensificações em torno  da fiscalização da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade  em eventos realizados pela prefeitura.  Participaram da reunião diversas autoridades, entre elas - o prefeito municipal Fábio Garbugio, o Tenente da Polícia Militar Alessandro Tavares, as Conselheiras Tutelares, a presidente do CONSEG Cristini Bernini e a presidente do CMDCA Ana Cecilia.

Durante a reunião, ficou acordado que o Governo Municipal deverá no prazo de dez dias de antecedência comunicar ao comando da PM a necessidade de polícias para compor a segurança de eventos municipais.

Após o comunicado e a disponibilização dos soldados, a prefeitura ficará responsável pela alimentação, diárias e horas extras dos policiais que forem designados a fazer a segurança. A Prefeitura Municipal efetuará o pagamento ao CONSEG, conforme autoriza a Lei nº767/2014. Se por ventura não houver no município um número suficiente de policiais, seguranças particulares poderão ser contratados.

Outro ponto interessante que ajudará o comércio local, será a nova forma de abordagem que deverá ser realizada pelo Conselho Tutelar.

De acordo com o SIMP nº000044-046/2018,  as conselheiras deverão realizar a identificação dos menores e, posteriormente encaminhar um relatório ao Ministério Público que intimará os pais e responsáveis, os pais  serão multados e responsabilizados judicialmente.

Para garantir o cumprimento das determinações foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, entre a prefeitura e o MP. O  descumprimento acarretará em multa no valor de R$10 mil reais por infração identificada.

No entendimento do Promotor de Justiça, embora o Conselho Tutelar deva promover a proteção da infância, a responsabilidade primária é dos pais a quem compete educar e orientar seus filhos, “se optam pela omissão, devem ser responsabilizados”.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.