;

Especiais

Saúde| 5 passos para ter um bronzeado natural e saudável no verão


Com informações do Notícias ao Minuto 

O verão se aproxima e um dos maiores desejos das mulheres é ficar com a pele bronzeada. Porém, antes de pegar o biquíni e correr para a praia ou piscina mais próxima, é preciso preparar a pele para que o bronze seja natural e, sobretudo, saudável. “A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que ele emite raios ultravioletas UVA e UVB, que, juntos, penetram na epiderme e derme, causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento das linhas, rugas e manchas solares”, explica Ingrid Peres, gerente cientifica e fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética.

Para conquistar uma pele dourada, livre de manchas e vermelhidão, alguns cuidados são essenciais. Abaixo, confira o passo a passo do bronzeado perfeito antes de se esbaldar no sol.

Cuide da pele: esfolie bem a pele antes de tomar sol para remover células mortas e evitar manchas. “As mulheres podem se preparar para o verão com uma Limpeza de Pele Especial, seguida de hidratação. Para o rosto, uma excelente opção é o OnoHidrat, que visa atenuar o aspecto desvitalizado, devolvendo ao manto hidrolipídico nutrientes que darão uniformidade. Não podemos esquecer da Hidronutrição, um processo de hidratação e nutrição da pele por meio de produtos, indicado para o tratamento de pele seca, desidratada ou envelhecida, pois auxilia no restabelecimento do equilíbrio da pele, deixando-a macia e suave”, indica Ingrid.

Não dispense o protetor solar: O protetor solar é indispensável mesmo para quem quer se bronzear, pois protege a pele contra a radiação solar e evita de queimaduras ao câncer de pele. Para o bronzeado seguro, o FPS deve ser 30 com aplicação 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou depois de contato com a água, ou suor excessivo.

Aposte em alimentos com betacaroteno: Para potencializar o bronzeado, vale investir em alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura e o mamão, que estimulam a produção de melanina, elemento que oferece a tonalidade da pele. Lembre-se também de ingerir pelo menos dois litros de água por dia, já que a pele fica mais desidratada com o calor.

Escolha horários certos: prefira tomar sol antes das 10h ou após as 16h, quando a incidência dos raios solares é menor. “Em certos horários do dia, os raios UVB e UVA são mais agressivos. Eles são os responsáveis pela vermelhidão, pelas queimaduras de pele e favorecem o envelhecimento precoce da pele”, alerta a profissional.

Fuja da água quente: para o bronze durar, a dica é tomar um banho frio após a exposição solar. Isso porque é importante resfriar a pele e evitar ao máximo a água quente para não ficar com descamação. “Outra dica importante é passar hidratante após tomar sol. Além de ajudar a deixar o bronzeado uniforme, evita o ressecamento da pele”, finaliza.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.