;

Especiais

Política| Seja um mesário voluntário; democracia se faz com a participação de todos

Com informações do TRE-MT
A Justiça Eleitoral acaba de lançar uma campanha nacional que visa mobilizar cidadãos em todo o país para se cadastrarem como mesários voluntários. Qualquer eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua zona eleitoral, preferencialmente no local e na seção em que vota. Em Mato Grosso, os eleitores interessados podem se inscrever por meio do portal do Tribunal Regional Eleitora, no link http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesario-voluntario.
Para as eleições de 2014, um total de 5.033 eleitores de todo o Estado se inscreveram para trabalhar com mesário voluntário. Nas eleições municipais de 2016 esse número caiu para 4.143.
Para as Eleições 2018, o TRE de Mato Grosso já recebeu 535 inscrições de eleitores interessados em atuar como mesários voluntários.
Veja as vantagens de ser mesário voluntário
Além de contribuir com a democracia, o eleitor que se cadastrar como mesário voluntário poderá receber uma série de benefícios.  
A cada dia trabalhado na eleição, incluindo o dia do treinamento, o mesário recebe dois dias de folga em seu trabalho, com documento emitido pela Justiça Eleitoral.
Ele também recebe auxílio-alimentação no dia da eleição e certidão de mérito pelo trabalho desenvolvido.
A atuação como mesário também pode ser utilizada como critério de desempate em concursos públicos e como atividade extracurricular para acadêmicos, conforme Termos de Cooperação firmados entre a Justiça Eleitoral e as universidades/instituições.
Curta a página do TRE-MT no facebook: https://www.facebook.com/tremtoficial/
Acesse o Flickr do TRE-MT: https://www.flickr.com/photos/tre_mt/
Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter: www.twitter.com/oficial_tremt