;

Especiais

Pesquisa: 45% dos brasileiros conhece uma mulher que abortou

© Rovena Rosa/Agência Brasil
Com informações do Notícias ao Minuto 
Cerca de 45% dos brasileiros afirmam conhecer alguma mulher que já fez aborto. Contudo, apenas um quarto dos entrevistados - 26% - se diz favorável a que as mulheres possam decidir por interromper a gravidez e 50% defende a criminalização da prática.
O levantamento divulgado nesta segunda-feira (4) pelo "G1" foi realizado pelo Instituto Locomotiva e a Agência Patrícia Galvão. Foram ouvidos homens e mulheres, com 16 anos ou mais, em 12 regiões metropolitanas do Brasil, de 27 de outubro a 6 de novembro.
Como mostra o estudo, dentro do público feminino, o índice de quem conhece alguém que já tenha interrompido a gravidez é ainda maior: 52%. A pergunta não especifica se é aborto legal ou não, mas estima-se que a maioria é clandestino.
Quanto aos favoráveis a que o aborto seja uma decisão da mulher, o número foi mais baixo. A especialista em saúde da mulher e direitos reprodutivos e professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Tânia Lago, pontua que na última pesquisa sobre o tema, realizada em parceria com o Ibope em 2003 com o mesmo perfil de entrevistados, 15% das pessoas apoiavam a decisão da mulher pelo aborto.
Apesar de expressões de conservadorismo, muita gente tem refletido sobre o problema e o aumento de favoráveis me surpreendeu."
A médica obstetra e ginecologista, diretora do Hospital da Mulher Heloneida Stuart, no Rio de Janeiro, Ana Teresa Derraik, salienta que a criminalização ou não do aborto não se trata de uma opinião individual, mas sim ao direito ao acesso a tal serviço de forma segura. Para ela, é possível ser contra o aborto, mas a favor da discriminalização.
A pergunta é: você é a favor ou contra o acesso ao aborto seguro? Mesmo que você seja contra ao aborto no seu íntimo, você pode ser a favor do acesso ao aborto seguro, sem que isso seja contraditório."
Ainda de acordo com o levantamento, quanto maior a escolaridade, maior o percentual de pessoas favoráveis ao procedimento. Até o fundamental completo, 67% afirma ser contrário ao direito e 22% a favor. O índice sobe para 35% favoráveis e cai para 54% contrários no público com ensino superior completo.
Os dados também apontam que metade das mulheres dizem que jamais interromperia uma gravidez. Entre os homens, 48% afirmam que não permitiriam que a parceira fizesse um aborto.
Embora a maioria ainda se declare contrária ao direito de abortar, oito em cada 10 brasileiros dizem ser favoráveis à interrupção em ao menos uma das seguintes situações: gravidez não planejada; família não tiver condições financeiras; gestação em meninas com até 14 anos, feto diagnosticado com alguma doença grave ou incurável; risco de vida na gestão e ou no parto; gravidez proveniente de um estupro.
Metade diz ser favorável ao procedimento se o feto for diagnosticado com alguma doença grave ou incurável. O risco de morte da gestante também é fator de aprovação do aborto para 61%. Em caso de estupro, 67% concorda com a interrupção da gravidez.
O aborto é legalizado no Brasil em casos de gravidez fruto de violência sexual, se coloca a vida da mulher em risco e anencefalia do feto desde 2012. No entanto, no mês passado, a Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 181 que pretende criminalizar todos os casos a aborto no país, o que tem gerado grande polêmica.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.