;

Especiais

Mato Grosso| Saúde alerta para a prevenção da doença, que pode ser feita com uso de preservativo

Com informações do SES MT
Para prevenir e combater a sífilis e a sífilis congênita o Ministério da Saúde lançou o dia D dia Nacional que corresponde ao terceiro sábado de outubro, que está marcado neste ano para o próximo dia 21. Em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT) orienta aos municípios a intensificar campanhas para detecção e tratamento dos casos neste período, assim como durante o pré-natal. Uma forma de evitar a doença é o uso de preservativo (camisinha) no momento da relação sexual. A camisinha é distribuída gratuitamente nas unidades municipais de saúde.
No Estado, em 2016 foram notificados 448 casos de sífilis em gestante – taxa de detecção de 8 casos/1.000 nascidos vivos -, o que representou um aumento de 26,91% em comparação ao ano anterior. Em 2015, foram 353 casos notificados, com taxa de detecção de 6,2 casos/1.000 nascidos vivos.  Os três municípios com maiores números de casos em Mato Grosso são em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.
Com relação à sífilis congênita, em 2015 no Estado foram notificados 288 casos, uma taxa de incidência 5,08 casos/1.000 nascidos vivos, comparado ao ano de 2016 em houve notificação de 316 casos de sífilis congênita e uma incidência de 5,92 casos/1.000 nascidos vivo. Os três municípios com maiores números de casos no Estado são Cuiabá, Várzea Grande e Sinop.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MT, Maria de Lurdes Girardi, ressaltou que é importante que os serviços de saúde estejam atentos durante todo o ano, visto que se enfrenta no País uma epidemia de sífilis. Para ela, o comprometimento de todos é preponderante para que se possa diminuir a incidência da doença, principalmente em crianças.
“Ações como captação precoce da gestante na Atenção Básica para realização em tempo oportuno do pré-natal, o fortalecimento do pré-natal do parceiro e a ampliação da cobertura de diagnóstico (por meio de teste rápido) e tratamento oportuno e adequado das gestantes e parcerias sexuais são imprescindíveis”, alertou a superintendente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima no mundo mais de 1 milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia. Ao ano, estima-se aproximadamente 357 milhões de novas infecções, entre clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase. A presença de uma IST, como sífilis ou gonorreia, aumenta consideravelmente o risco de se adquirir ou transmitir a infecção por Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Em especial, a sífilis na gestação leva a mais de 300 mil mortes fetais e neonatais por ano no mundo, e coloca um adicional de 215 mil crianças em aumento do risco de morte prematura.
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) de caráter sistêmico, curável, exclusiva do ser humano; causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão se dá por relações sexuais sem preservativos e por transmissão vertical. A transmissibilidade durante a gestação ocorre em maior risco nas fases primária e secundária da doença. Pode haver consequências graves durante e após a gestação e ao nascimento da criança como: aborto, natimorto, parto pré-termo, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de pele e malformações, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado na atenção Básica são determinantes importante na redução da morbimortalidade associada à transmissão vertical. 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.