;

Especiais

Economia| Conta de luz vai ficar mais cara em outubro

Com informações do Notícias ao Minuto
Os consumidores vão sentir no bolso o aumento da conta de luz neste mês. É que ela virá com a tarifa da bandeira vermelha nível dois, ou seja, a mais cara. A justificativa do aumento é por causa da substituição das hidrelétricas pelas termelétricas.
De acordo com informações do Jornal Hoje, da TV Globo, oito usinas hidrelétricas no Nordeste são abastecidas pelo reservatório de Sobradinho, que, atualmente, está produzindo apenas 11% da capacidade. O recipiente também fornece para o vale do São Francisco, entre o Norte da Bahia e o Sertão pernambucano.
As termelétricas e as eólicas é que estão, que estão produzindo 54% da energia consumida no Nordeste, estão sendo a compensação. Ainda segundo a reportagem, 70 usinas térmicas estão em funcionamento. A partir desta segunda-feira (9), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que rá reduzir ainda mais a vazão da barragem para diminuir a velocidade em que o lago está secando até a chegada das chuvas.
"O que nós esperamos é que as chuvas não retardem, que as chuvas aconteçam a partir de novembro pra minimizar o impacto dessa redução de vazão a partir de sobradinho em todos os usuários: abastecimento humano, projetos de irrigação, na navegação", afirmou João Henrique Franklin, diretor de operações da Chesf.