;

Especiais

Brasil| Comissão do Senado aprova acordo de CNH entre Brasil e Itália

Com informações do Notícias ao Minuto
A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal aprovou na quinta-feira (5) o decreto que ratifica o acordo de reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação (CNH) entre Brasil e Itália. A matéria já foi chancelada pela Câmara dos Deputados, no fim de agosto, e agora será apreciada pelo plenário do Senado, o último passo da tramitação legislativa.
"Cerca de 70 mil brasileiros residentes na Itália e de italianos residentes no Brasil serão beneficiados com a aprovação desse acordo. Hoje demos mais um passo na integração dos dois países", destacou a deputada ítalo-brasileira Renata Bueno.   
Firmado em novembro de 2016, o tratado permitirá que cidadãos dos dois países convertam suas cartas de motorista das categorias A e B sem necessidade de submeter-se a exames práticos ou teóricos. Um mês depois da assinatura, a Itália já havia finalizado os procedimentos necessários para sua implantação, mas, para o texto ser ratificado no Brasil, é preciso do aval do Congresso, o que acabou atrasando o processo.   
Quando o decreto entrar em vigor - 60 dias após a ratificação -, um brasileiro que se mudar para a Itália (ou vice-versa) poderá converter sua CNH definitiva sem precisar fazer nenhum tipo de prova, desde que realize a solicitação antes de completar quatro anos de residência na outra nação. Contudo, o tratado valerá apenas para carros e motos. Nas outras categorias, continuará sendo necessário realizar exames práticos e teóricos. (ANSA).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.