;

Especiais

Mato Grosso| Proprietários de veículos têm 5% de desconto até dia 10


Contribuintes que possuem veículos com as placas de final 8 e 9 têm até amanhã (10.05) para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto. Entre os dias 11 e 22 de maio, o desconto será de 3%. Os abatimentos são concedidos aos pagamentos realizados em cota única. Para consultar a tabela e o calendário de pagamento do IPVA, clique aqui.
Outra opção para pagamento do imposto é o parcelamento. Neste caso, o contribuinte pode parcelar o valor do débito em até três vezes mensais, iguais e sucessivas, desde que o valor por parcela não seja inferior a R$ 259,76 (duas UPF/MT). O parcelamento pode ser solicitado até o dia 22 de maio e a primeira parcela deverá ser quitada dentro do mês do vencimento.
Entre os dias 23 e 31 de maio, o imposto deverá ser quitado integralmente e em cota única. Após este prazo, passam a incidir juros e multas, que são calculados com base no valor do imposto corrigido monetariamente.
A guia de recolhimento deve ser emitida no Portal da Sefaz, no menu IPVA. O pagamento pode ser efetuado mediante a apresentação do Documento de Arrecadação (DAR) junto às agências ou postos de atendimento das instituições financeiras autorizadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú, bem como nas casas lotéricas.
Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), o recolhimento do imposto é feito com base na pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta redução média de 4,5% para automóveis, 3,9% para camionetas e utilitários, 8% para caminhões, 5,8% para ônibus e micro-ônibus e 2,3% para motos e similares.


Do MT. GOV