;

Especiais

Alto Araguaia| Oficina de costura de cadeia produzirá mais de 4 mil uniformes para rede municipal

O corte e a costura de uniformes fazem parte do dia a dia de alguns reeducandos da unidade prisional de Alto Araguaia (422 km a Sudeste de Cuiabá). Na atividade, eles encontram uma oportunidade de remição da pena e também de exercer um trabalho que beneficia uma rede inteira de estudantes.
A Prefeitura contratou a confecção, neste ano, de 4.700 uniformes para estudantes das escolas e creches da cidade. Cinco reeducandos trabalham na oficina de costura e já produziram os uniformes para os demais detentos da unidade.
M.R. está na prisão desde 2009 e na unidade conseguiu aprender as primeiras instruções de como cortar um tecido com molde e a fazer a costura. Daí em diante, ele ficou responsável por treinar os demais reeducandos. Ele explica que cada um fica encarregado de uma parte da confecção: corte, fechamento e acabamento. “É uma chance que tenho de ocupar o tempo e contribuir com outras pessoas”.
O diretor da unidade, Djalma Alves, afirma que a parceria com o município possibilita não apenas o trabalho dos reeducandos, como economia à Prefeitura, que fica responsável pela aquisição de tecidos e linha e tem um custo menor se fizesse com empresas. “Temos procurado estimular as atividades laborais, especialmente na costura, porque vemos que nelas os reeducandos se tornam capazes de produzir”.
A unidade prisional possui também sala de aula, com atividades educacionais do Ensino Fundamental e aulas de música.

MT.GOV

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.