;

Especiais

Mato Grosso| Frigorífico é interditado após flagra de carne podre para fabricação de embutidos


Com informações do G1

Um frigorífico de suínos foi interditado, em Juína, a 737 km de Cuiabá, por crime contra a relação de consumo após encaminhar animais mortos durante o transporte para a fabricação de embutidos. A irregularidade foi identificada por técnicos do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) no setor de abate, no dia 4 deste mês, e, desde então a unidade, que atua no abate de suínos, está interditada, segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, João Manuel de Souza Peres.

Os fiscais disseram, no relatório de inspeção que foi encaminhado à secretaria de Agricultura, que a carne de quatro porcos apresentava mau cheiro. "Essa carne foi descartada, sem a necessidade de análise, já que o veterinário identificou que a carne não poderia ser consumida", informou o secretário.

Após o flagrante, a Vigilância Sanitária do município recolheu todos os produtos dessa marca, como linguiça, salame e outros embutidos, dos estabelecimentos comerciais.

O secretário afirmou que a liberação vai depender das medidas que o frigorífico tomar para sanar as irregularidades apontadas pela equipe. "No máximo em 30 dias eles devem sanar as irregularidades", disse.

De acordo com o secretário, a irregularidade foi descoberta por um fiscal que chegou na unidade mais cedo que o horário de costume. "Esses animais que já estavam mortos nem deveriam ter entrado na sala de abate. O fiscal chegou um pouco mais cedo do horário de abate e flagrou a irregularidade", contou o secretário.

Os animais foram transportados em um caminhão, que quebrou a caminho do frigorífico. Parte deles morreu durante o percurso e, mesmo assim, seriam utilizados na fabricação de embutidos. O secretário disse que o fiscal percebeu que a carne estava com mau cheiro e questionou os funcionários, que relataram que os animais seriam encaminhados para a indústria de embutidos.

Nesse caso, a orientação é encaminhar a carne para a reciclagem de resíduos frigoríficos e não destiná-la para o consumo, explicou Peres.


Ele disse que, antes disso, não houve nenhum flagrante de animais mortos em outro local nesse frigorífico, considerado de pequeno porte. São abatidos entre 20 e 30 suínos por dia na unidade.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.