O Pentecostes foi o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus, depois da ressurreição. Esse dia marcou o início de uma nova era: a era da Igreja.

Mas esse não é o início da história do Pentecostes...

Uma celebração antiga

Depois que tirou os israelitas do Egito e os levou para a terra prometida, Deus estabeleceu algumas festas religiosas, que deveriam ser celebradas todos os anos. Uma dessas festas era a festa dos primeiros frutos, também conhecido como Pentecostes.
Pentecostes significa 50 dias, porque acontecia 50 dias (7 semanas) depois da Páscoa. No dia de Pentecostes, o povo se juntava no templo para celebrar a primeira colheita do ano, agradecendo a Deus por sua provisão. Essa era uma festa muito alegre, que os judeus ainda celebravam séculos depois, no tempo de Jesus...

Os primeiros frutos da igreja

Depois que Jesus morreu e ressuscitou na Páscoa, ele ficou algumas semanas com os discípulos e então subiu ao Céu. Agora sozinhos, os discípulos continuaram se reunindo para orar até o dia de Pentecostes.
Nesse dia, os discípulos estavam todos juntos, orando, quando o Espírito Santo desceu sobre eles como línguas de fogo e todos começaram a falar em línguas que não aprenderam! Muitos judeus de outros países tinham vindo a Jerusalém para celebrar o Pentecostes, e todos ficaram maravilhados ao ouvirem o evangelho pregado em suas próprias línguas.
Então Pedro se levantou e pregou sobre a salvação em Jesus e, nesse dia de Pentecostes, cerca de 3 mil pessoas se converteram! Essa foi a primeira vez que os discípulos pregaram sobre a morte e ressurreição de Jesus. Essa também foi a primeira grande "colheita" do evangelho.

O Pentecostes na vida cristã

O Pentecostes foi a primeira grande experiência pessoal dos discípulos do poder do Espírito Santo. Da mesma forma, quem crê em Jesus também pode conhecer esse poder. O Espírito Santo dá coragem e capacidade para ajudar a Igreja a crescer, para que mais pessoas conheçam Jesus e sejam salvas.
O exemplo do dia de Pentecostes prova que Deus tem poder para fazer grandes milagres na igreja. Basta orar e buscar com fé e paciência!
Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir! Lucas 11:13