;

Especiais

Saúde| 10 sinais de que o seu intestino precisa de outra alimentação


Ter uma boa saúde intestinal é meio caminho andado não só para se conseguir manter um peso saudável, como também para melhorar a qualidade do sono e a saúde de uma forma geral.
Quando o intestino não funciona como deveria, o corpo não tarda a emitir os primeiros sinais de alerta, que devem ser avaliados por um especialista a e estudados tendo em conta o tipo e alimentação que a pessoa tem.

A dieta é, de fato, um dos fatores que mais interfere na boa saúde intestinal e que tanto pode funcionar como tratamento de uma doença, como ser mesmo a causa de uma infinidade de patologias. Na prática, ter uma alimentação 'amiga' dos intestinos – isto é, rica em fibra, à base de alimentos vegetais e no seu estado natural e que exclua todo o tipo de produtos processados, bebidas alcoólicas e açucaradas – ajuda a microbiota intestinal a se manter saudável. 
De acordo com a terapeuta nutricional Jeanette Hyde, em declarações ao site Mind Body Green, existem 10 sinais de que o seu intestino precisa mesmo de outro tipo de alimentação.
1 – Peso a mais e dificuldade em perdê-lo. A incapacidade de perder peso é um dos casos mais claros de que os alimentos têm um impacto diferente de pessoa para pessoa e tudo por culpa da flora intestinal, que varia de organismo para organismo e que atua perante os alimentos de uma forma diversa. Contudo, apostar nos melhores alimentos para o intestino ajuda no processo de emagrecimento.
2 – Ter pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Ter uma alimentação rica em fibra e isenta de alimentos processados e com açúcar ajuda a tratar da saúde dos intestinos e reverter alguns dos problemas de saúde mais comuns, como o diabetes.
3 – Ter acne crônica. De acordo com a especialista, a incapacidade de dizer adeus de vez à acne deve-se, em muito, à má alimentação e ao impacto que isso tem na saúde intestinal, que fica ainda à mercê dos remédios usados para combater este problema cutâneo.
4 – Sentir-se triste e/ou irritado. Por ser o ‘segundo cérebro’, os intestinos estão diretamente ligados ao cérebro e não faltam estudos que comprovam que as bactérias intestinais interferem e muito com o humor.
5 – Sofrer de inchaço abdominal recorrente. Comer alimentos processados, com açúcar, ricos em sal e gorduras não só promove o ganho de peso como interfere na saúde intestinal e, por isso, contribui para o inchaço abdominal.
6 – Sofrer de prisão de ventre crônica. Este é mais um dos casos de que a má alimentação interfere na flora intestinal e causa danos à saúde, sendo o mais recorrente a prisão de ventre.
7 – Dor nas articulações. À primeira vista, uma dor no joelho em nada tem a ver com os intestinos, mas a verdade é que este tipo de dor está muito associado ao sistema imunológico, que depende em cerca de 80% da boa saúde intestinal.
8 – Ataques de asma frequentes. Segundo a especialista, as boas bactérias intestinais (que podem ser ‘cultivadas’ com a ingestão de probióticos, por exemplo) previnem os ataques de asma.
9 – Má qualidade de sono. Por interferir no sistema imunológico, os intestinos interferem também no ritmo circadiano. O sono acaba por ser menos regular e ter menos qualidade, tudo por culpa dos alimentos ingeridos.
10 – Esquecimentos frequentes. Um recente estudo sugere que a boa saúde intestinal é capaz de prevenir o aparecimento ou agravamento do Alzheimer.

Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.