;

Especiais

Foco e Fé| O que a Bíblia fala sobre ressentimento?

A Bíblia fala que o ressentimento prende e causa muito sofrimento. Precisamos aprender a largar o ressentimento, perdoando quem peca contra nós. O perdão liberta do ressentimento.
Ressentimento é guardar mágoa contra alguém. Em vez de perdoar e superar a dor, a pessoa que se ressente continua sofrendo com os sentimentos negativos provocados por outra pessoa. O ressentimento torna a vida amarga e tira a alegria (Jó 5:2).
A Bíblia diz que Deus perdoa Seus filhos e não fica ressentido para sempre. Todos pecamos contra Deus e Ele tem todo direito de ficar ressentido contra nós para sempre mas Ele escolhe nos oferecer perdão (Salmos 103:8-10). Da mesma forma, Deus quer nos ajudar a largar o ressentimento contra outras pessoas.
Perdoar e largar o ressentimento não significa que nada de errado aconteceu. Ninguém tem o direito de pecar contra outra pessoa. Perdoar não é justificar o pecado. Largar o ressentimento significa parar de sofrer, abandonando o desejo de retribuição pelo mal que a outra pessoa fez.
Como largar o ressentimento?
Você pode largar o ressentimento com a ajuda de Jesus! Ele tem poder para lhe libertar do ressentimento, para viver uma vida feliz, sem estar preso ao passado. Para largar a mágoa, você precisa:

Reconhecer a mágoa

O primeiro passo para ficar livre do ressentimento é reconhecer que você se sente ressentido contra alguém por causa de alguma coisa. Pense no motivo por que você se sente ressentido e em como isso está afetando sua vida. Agora você pode tratar dessa mágoa.

Perdoar

Perdoar significa abandonar o desejo de vingança. Em vez de retribuir o mal com o mal, você vence o mal com o bem, escolhendo o amor em vez do ódio (Romanos 12:19-21). Se você sente que não consegue perdoar, ore a Deus para mudar seu coração, para que você possa perdoar. O perdão não é fácil mas liberta.
Entregar para Jesus
Quando surgirem os sentimentos negativos, entregue-os para Jesus (1 Pedro 5:7). Escolha abandonar o ressentimento, entregando toda a dor a Jesus. Deixe a justiça com Deus e confie nele. Quando você depende de Deus, Ele lhe ajuda a viver em amor, livre do ressentimento.
Respostas.com.br